A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Volleyball World divulgaram, nesta sexta-feira (26), quais países sediarão os mundiais de vôlei em 2027 e 2029.
A edição feminina de 2027 será realizada de maneira conjunta entre Estados Unidos e Canadá. Já o Mundial Masculino de Vôlei de 2029 será sediado, de maneira inédita, pelo Qatar.
Esta será a primeira vez que o torneio será disputado no Oriente Médio. Vale destacar que o campeonato masculino de 2027 terá como sede a Polônia.
Outro fato inédito nas escolhas das sedes, é que, pela primeira vez, um Campeonato Mundial de Vôlei será disputado nos Estados Unidos e no Canadá.
A FIVB destacou que as rodadas finais do Mundial Feminino de Vôlei de 2027 serão disputadas em Anaheim, Califórnia, com quatro cidades-sede adicionais a serem confirmadas para fase de grupos e oitavas de final.
O presidente da FIVB, Fabio Azevedo, celebrou o anúncio de três sedes inéditas para as próximas edições do Campeonato Mundial de Vôlei.
“Temos orgulho de confirmar não um, mas três anfitriões excepcionais – EUA, Canadá e Catar – para as futuras edições do Campeonato Mundial de Voleibol. Com os EUA e o Canadá sediando a edição feminina em 2027, e o Catar sediando o evento masculino em 2029, estamos confiantes em proporcionar torneios inesquecíveis para atletas, fãs e todos os stakeholders do Movimento Global de Voleibol”, iniciou.
“Levar o Campeonato Mundial para novas regiões é um passo importante para o crescimento do nosso esporte e para a disseminação de seus valores de colaboração, integração, paz e solidariedade em todo o mundo”, afirmou Fabio.
Vale destacar que, em 2023, a FIVB anunciou mudanças no calendário do vôlei a partir de 2025. Dentre as novidades, o Campeonato Mundial passou a ser disputado a cada dois anos.
Veja datas e confrontos válidos pelas semifinais do Mundial Masculino de Vôlei Siga a Itatiaia no Google Discover
Sedes das próximas edições do Campeonato Mundial de Vôlei
Masculino
- Polônia: 2027
- Qatar: 2029
Feminino
- Canadá e EUA: 2027