Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Jogo do Mineiro Masculino de Vôlei tem caso de racismo; clubes repudiam

Duelo deste sábado (4) marcou a última partida das duas equipes na competição estadual

JF Vôlei e Montes Claros em partida neste sábado (4) pelo Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei

Um episódio de racismo marcou a partida entre JF Vôlei e Montes Claros, realizada neste sábado (4), no Ginásio Jornalista Antônio Marcos, em Juiz de Fora, pelo Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei. O treinador do Montes Claros, Walner Santos, foi alvo de insultos racistas proferidos por um torcedor na arquibancada.

O foi paralisado e a Polícia Militar acionada para o devido registro e providências cabíveis. Após identificação, o autor do crime foi imediatamente retirado do ginásio.

“Atitudes como essa são inaceitáveis e inadmissíveis em qualquer ambiente, principalmente no esporte, que deve ser espaço de respeito, inclusão e igualdade. Reafirmamos nosso apoio irrestrito ao técnico Walner, profissional exemplar e ser humano íntegro, que tem toda a confiança e solidariedade de nosso Clube”, comunicou o Montes Claros.

“O JF Vôlei não compactua com nenhuma forma de discriminação e se solidariza com os atletas e membros da equipe do Montes Claros Vôlei. Reforçamos que racismo é crime. Seguiremos atuando para que o esporte continue sendo um espaço de respeito, diversidade e união”, repudiou o JF Vôlei em nota oficial.

Na partida, o JF Vôlei superou o Montes Claros por 3 sets a 2. O duelo foi válido pela sétima e última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino.

Apesar do triunfo em casa, a equipe de Juiz de Fora não avançou para a fase final da competição. Isso porque o time somou sete pontos na fase classificatória e terminou na quinta posição, um ponto a menos que o quarto colocado, Monte Carmelo.

Já o Montes Claros terminou a sua participação no Mineiro com 5 tentos. O clube terminou a competição na sexta colocação.

Leia na íntegra o posicionamento dos dois clubes sobre o episódio de racismo ocorrido neste sábado (4):

Montes Claros

O Montes Claros Vôlei vem a público manifestar total repúdio a um episódio de racismo ocorrido durante a partida contra Juiz de Fora, neste sábado (4), quando o nosso treinador, Walner Santos, foi alvo de insultos racistas proferidos por um torcedor na arquibancada.

Atitudes como essa são inaceitáveis e inadmissíveis em qualquer ambiente, principalmente no esporte, que deve ser espaço de respeito, inclusão e igualdade. Reafirmamos nosso apoio irrestrito ao técnico Walner, profissional exemplar e ser humano íntegro, que tem toda a confiança e solidariedade de nosso Clube.

Reconhecemos que a diretoria do Juiz de Fora realizou todo o protocolo. Acreditamos na seriedade e apoio do corpo diretivo do time juiz-forano. Não obstante, esperamos que a justiça seja feita, o envolvido seja punido e as medidas cabíveis sejam tomadas.

Racismo é crime, e não pode ser ignorado ou tratado com leveza.

Seguiremos firmes na luta por um esporte mais justo, humano e respeitoso.

JF Vôlei

O JF Vôlei repudia veementemente o ato de racismo ocorrido na noite deste sábado (04), durante a partida entre JF Vôlei e Montes Claros, válida pelo Campeonato Mineiro, em Juiz de Fora.

Um torcedor proferiu injurias raciais direcionadas à membros da equipe adversária. O autor foi imediatamente identificado e retirado do ginásio, com o jogo sendo paralisado e a Polícia Militar acionada para o devido registro e providências cabíveis.

O JF Vôlei não compactua com nenhuma forma de discriminação e se solidariza com os atletas e membros da equipe do Montes Claros Vôlei.

Reforçamos que racismo é crime. Seguiremos atuando para que o esporte continue sendo um espaço de respeito, diversidade e união.

Leia também

Arthur Lage é colaborador do Itatiaia Esporte. Formado pela PUC-MG e natural da cidade mineira de Itabira, o jornalista acumula passagens por Alvorada FM, Hoje em Dia, Esporte News Mundo e The Playoffs.