A Itália venceu a Eslovênia por 3 sets a 1 (25/22, 22/25, 25/21 e 25/18), na madrugada deste sábado (2), em Ningbo, na China. Com o resultado, os italianos garantiram o primeiro lugar na grande final da Liga das Nações Masculina (VNL).
Essa é a primeira vez que o time italiano chega à decisão da VNL. Além disso, caso fiquem com o título, será a primeira vez que um mesmo país ganha a VNL feminina e masculina. No último domingo (27), a Seleção de Vôlei Feminina da Itália venceu o Brasil por 3 sets a 1 na final da VNL feminina.
O destaque da partida foi o ponteiro italiano Alessandro Michieletto, com 26 pontos.
O jogo
O confronto começou de forma equilibrada, com um primeiro set bastante disputado. Eslovênia e Itália brigaram ponto a ponto, mas os italianos acabaram levando a melhor, fechando em 25 a 22. No segundo set, a Eslovênia reagiu rapidamente, assumiu o controle da parcial, repetiu o placar e empatou a partida com um 25 a 22.
O terceiro set manteve o equilíbrio inicial, até que a Itália se destacou com saques decisivos e garantiu a vitória por 25 a 21. Já no quarto set, os italianos dominaram desde o início, abriram boa vantagem e fecharam o jogo com um convincente 25 a 18.
Agora, a Itália espera o vencedor do confronto entre Brasil e Polônia. As duas seleções se enfrentam na manhã deste sábado.