A Itália conquistou o inédito ouro olímpico na disputa do Vôlei Feminino, neste domingo (11), após vencer os Estados Unidos na grande final. O ‘time ideal’ da disputa dos Jogos Olímpicos contou com cinco italianas, uma estadunidense e uma brasileira. A ponteira Gabi Guimarães foi eleita como uma das melhores atletas da competição. A oposta Paola Egonu, da Itália, foi considerada a melhor jogadora do torneio.
A seleção montada contou com as italianas Alessia Orro (levantadora), Myriam Sylla (ponteira), Anna Danesi (central), Monica De Gennaro (Líbero), além da própria Egonu. A central norte-americana Chiaka Ogbogu completou a lista junto da brasileira Gabi.
A Itália foi a grande força da disputa em Paris. A equipe venceu todas as partidas que disputou e perdeu apenas um set: ainda na fase de grupos, para a República Dominicana. De resto, vitórias por 3 a 0 diante da Holanda, Turquia, Sérvia, novamente Turquia e Estados Unidos.
Antes da Olimpíada, a Itália também havia sido destaque na Liga das Nações (VNL). O time, comandado por Julio Velasco, terminou com o título inédito da competição, disputada entre maio e junho deste ano.