O Brasil terminou a fase de classificação da Liga das Nações de Vôlei (VNL) como líder invicto. Na manhã deste domingo (16), no último compromisso antes da fase final, as brasileiras atropelaram a Turquia por 3 sets a 0 (25/14, 25/14 e 25/19), em Hong Kong, na China.
Rosamaria foi quem mais pontuou pelo Brasil com 14 pontos. A oposta foi seguida pela central Carol e pela ponteira Ana Cristina que pontuaram 11 vezes cada. A oposta Vargas, da Turquia, liderou a pontuação da equipe com 13 pontos.
O Brasil encerrou a fase preliminar com 12 vitórias em 12 jogos e 34 pontos. A Turquia somou 25 pontos com oito vitórias e quatro derrotas.
É a primeira vez na história da VNL que um país termina a primeira fase de maneira invicta. A vitória também deu ao Brasil a liderança do ranking mundial de vôlei.
A partida foi marcada por poucos erros do Brasil. A equipe cometeu apenas sete deles, em contraste aos 22 cometidos pelas turcas. Com dificuldades na recepção, a Turquia trocou bastante a linha de passe, mas não achou solução.
O Brasil foi absoluto nos dois primeiros sets. A Turquia ensaiou uma reação na terceira parcial, mas não foi o suficiente. Na metade do set, o Brasil retomou o controle e fechou a partida em 25 a 19.
Fase final
A fase final será disputada na Tailândia entre os dias 20 a 23 de junho. O único confronto já garantido envolve o Brasil. A equipe vai enfrentar a Tailândia, classificada como país-sede, na próxima quinta-feira (20).