Ouvindo...

Times

Bernardinho reassume comando da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

Treinador assume comando da seleção e mira nova medalha olímpica

Bernardinho vai reassumir o comando da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. O treinador retorna para a segunda passagem após o período entre 2001 a 2016. Ele substituirá Renan Dal Zotto, técnico que pediu demissão após a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27), pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) pelas redes sociais.

“Com a decisão pessoal do Renan, de se afastar momentaneamente do voleibol e da seleção brasileira, eu reassumo esse cargo no intuito de dar continuidade ao belo trabalho feito. Espero contribuir de alguma forma com a minha experiência para que a gente possa buscar a tão almejada medalha em Paris”, disse em comunicado publicado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Bernardinho é coordenador de seleções masculinas, além de acumular o cargo de treinador do Sesc/Flamengo, equipe que disputa a Superliga Feminina. O treinador tem uma rica história no comando da equipe brasileira. São dois ouros olímpicos, em Atenas 2004 e Rio 2016.

Ao todo, Bernardinho tem sete medalhas olímpicas, sendo uma prata como jogador (1984), dois bronzes dirigindo a seleção feminina (1996 e 2000) e duas pratas (2008 e 2012) com a equipe masculina. Além das medalhas olímpicas, Bernardinho conquistou três títulos em Mundiais, dois em Copas do Mundo e oito Ligas Mundiais.

O técnico brasileiro iniciou o ciclo olímpico como treinador da seleção francesa masculina. No entanto, ficou apenas sete meses no comando dos atuais campeões olímpicos. Bernardinho alegou problemas pessoais e deixou o cargo em março de 2022.

Renan Dal Zotto deixou o Brasil após vencer a Itália, no Maracanãzinho, na disputa do Pré-Olímpico, em outubro deste ano. Após confirmar a vaga em Paris-2024, Renan disse ter tomado a decisão para “dar uma pausa” por orientação médica e pedido familiar.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais