Uma das referências do Brasil na modalidade nas últimas décadas, Walewska foi homenageada antes da partida contra a Turquia, na madrugada desta sexta-feira (22).
Durante o protocolo oficial promovido pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), foi respeitado um breve momento de silêncio antes da execução dos hinos nacionais. A ex-central foi campeã olímpica pela Seleção Brasileira em Pequim 2008.
Todas as atletas do Brasil também entraram em quadra com uma faixa no braço em homenagem à Walewska. Nelas, estava escrito a letra W, ao lado do número 1, utilizado pela atleta, e um coração.
De acordo com a transmissão do Sportv, as jogadoras e comissão chegaram ao ginásio do Japão abalados com a notícia recebida enquanto se preparavam para o a partida.
Zé Roberto se emociona com morte de Walewska: ‘Perdi uma filha, estou sem chão’ De luto, Brasil perde para a Turquia no Pré-Olímpico de Vôlei Boletim de Ocorrência detalha últimos momentos da vida de Walewska Walewska caiu do 17º andar do prédio em que vivia, diz Boletim de Ocorrência
Super campeã pela Seleção Brasileira
Walewska defendeu a Seleção Brasileira durante boa parte da carreira. A primeira convocação foi em 1999, com Bernardinho. No mesmo ano, ela conquistou o título dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá.
O auge da carreira de Walewska foi o título dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na China. Ela também ganhou a medalha de bronze nos jogos de 2000, em Atenas, na Grécia.
Ela também conquistou três vezes o título do Grand Prix de Vôlei: 2004, 2006 e 2008. Na última conquista, foi eleita a melhor bloqueadora do torneio.