O Praia Clube, time em que Walewska se aposentou em 2022, lamentou a morte a jogadora por meio das redes sociais nesta quinta-feira (21). Após a confirmação do falecimento, o clube homenageou a central e relembrou os principais momentos da atleta com o time de Uberlândia.
A ex-jogadora foi revelada pelo Minas, em 1995 e ficou no clube até 1998. Ela voltou ao time da capital mineira em 2014 e ficou até o ano seguinte. A meio-de-rede ainda defendeu Rexona/Ades, São Caetano, Sirio Perugia da Itália, Murcia da Espanha, Zarechie da Rússia, Vôlei Futuro, Vôlei Amil e Osasco.
Walewska também teve duas passagens pelo Praia Clube, de Uberlândia. A primeira foi entre 2015 e 2018, quando conquistou o título da Superliga Feminina de Vôlei pela segunda vez na carreira (ela já havia sido campeã em 2000 pelo Rexona/Ades).
A última passagem de Walewska pelo Praia Clube começou em 2019 e terminou no ano passado, quando ela anunciou a aposentadoria.
Walewska foi duas vezes campeã da Superliga (1999-2000 e 2017-18). A meio-de-rede ainda levantou as taças da Supercopa (2019, 2020 e 2021), do Troféu Super Vôlei e do Campeonato Mineiro (2019 e 2021).
Veja a nota completa
É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento da nossa eterna capitã, Walewska, na noite desta quinta-feira (21).
Líder dentro e fora das quadras, a campeã olímpica Walewska mudou o patamar da equipe Dentil/Praia Clube, e juntos, trilhamos o caminho das glórias.
Vestindo amarelo e preto, Wal foi campeã da Superliga 17/18, campeã do Sul-Americano 2021 e encerrou a carreira com as nossas cores na temporada 2021/2022.
O vôlei brasileiro e a comunidade esportiva perderam uma verdadeira lenda, e nossos pensamentos estão com a família e amigos neste momento difícil.
Que sua memória e legado continuem a brilhar como uma fonte de inspiração para as gerações futuras.
A camisa número 1, usada por Wal, foi eternizada na nossa equipe em 2022 e será para sempre lembrada.
Descanse em paz, Walewska Oliveira.
A Itatiaia confirmou a morte da jogadora com fontes próximas à família. Entretanto, não há nenhuma confirmação sobre a causa do falecimento.
Walewska estava em São Paulo para a divulgação de sua biografia. Nesta quinta-feira, ela esteve em um evento onde apresentou o livro. Nessa quarta-feira (20), ela gravou um podcast na capital paulista.