Ouvindo...

Times

CBV acerta retorno de Bernardinho à Seleção Brasileira de Vôlei

Bernardinho deixou a Seleção Masculina de Vôlei em 2021 após 16 anos no comando

Bernadinho está de volta à Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. O multicampeão será o coordenador das seleções masculinas do Brasil, desde a sub-17 até a principal. O acordo firmado nesta sexta-feira (8), em Saquarema, ainda prevê que Renal dal Zotto segue no comando técnico da seleção adulta até Paris-2024.

Jorge Bichara, diretor técnico da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), revela que a intenção não é que Bernardinho e Renan comandem a seleção principal juntos. O retorno de Bernardinho seria um projeto da CBV para integrar todas as categorias com o objetivo de elevar o desempenho dos atletas.

Além de coordenar as seleções masculinas, Bernardinho seguirá como técnico do time feminino do Flamengo.

De acordo com Jorge Bichara, Renan foi mantido no cargo para dar continuidade ao trabalho que foi realizado no último ciclo olímpico. Entretanto, o diretor assumiu que o vice-campeonato do Sul-Americano e o quarto lugar na Olimpíada de Tóquio não foram resultados satisfatórios. Bichara ainda diz que o desempenho ruim foi reconhecido pela comissão técnica e pelos atletas.

No naipe feminino, José Roberto Guimarães foi convidado a exercer as duas funções, mas ainda não deu retorno sobre a decisão por estar focado no Pré-Olímpico. A competição terá início no dia 16 de setembro.

Principais títulos de Bernardinho

Como jogador, Bernardinho conquistou uma medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles, em 1984 além de quatro títulos do Sul-Americano e uma prata no Mundial.

No comando da Seleção Feminina, o treinador foi tricampeão do Grand Prix e do Sul-Americano. Além disso, foi bronze nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e Sydney, em 2000.

Pela Seleção Masculina, ele conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2016, em Atenas e Rio de Janeiro, respectivamente. Também venceu a prata na nas Olimpíadas de Pequim e Londres, três Campeonatos Mundiais, duas Copas do Mundo, oito Ligas Mundiais e oito Sul-Americanos.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.
Leia mais