Sede da 36° edição do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Feminino, o Praia Clube tenta conquistar seu segundo título na competição. A estreia será nesta quarta-feira (10), contra o Boston College, do Chile, às 18 horas (de Brasília), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia.
Recém campeão da Superliga de Vôlei, a equipe chega com moral para o campeonato sul-americano. No último domingo (7), o Praia Clube venceu o Minas por 3 a 0 e se sagrou o campeão nacional da temporada 22/23.
Carol, melhor central da Superliga, além das estrangeiras Anne Bujis, Brayelin e Jineiry Martinez, se despedem do time após o fim do Sul-Americano. As jogadoras já têm conversas adiantadas para reforçarem times europeus na próxima temporada. A levantadora Claudinha, a líbero Suelen e as ponteiras Kasiely e Tainara estão renovadas.
Regulamento do Sul-Americano
Os dois melhores colocados de cada grupo se classificam para a fase final. Quem chegar à decisão garante vaga para o Mundial de Clubes de Vôlei Feminino.
No grupo do Praia estão também Boston College, do Chile, e Regatas Lima, do Peru. Minas, Sesi Bauru, Juan Ferreira, do Uruguai, e Club Olympic, da Bolívia, compõem a outra chave.
Jogos do Praia
Rodada 1: 10/05 - 18h - Praia Clube x Boston College (CHL)
Rodada 2: 11/05 - 18h - Praia Clube x Regatas Lima (PER)
Semifinal
13/05 - 15h - 3° Grupo A x 3° Grupo B
13/05 - 18h - 1° Grupo A x 2° Grupo B
13/05 - 20h30 - 1° Grupo B x 2° Grupo A
Disputa 3° lugar
14/05 - 17h30 - Perdedor semifinal 1 x perdedor semifinal 2
Final
14/05 - 20h - Vencedor semifinal 1 x vencedor semifinal 2
Onde assistir
A Confederação Sul-Americana de Voleibol transmitirá os jogos da fase classificatória em seu canal do Youtube. As semifinais e a final terão transmissão do Sportv.
Retrospecto na competição
O Praia Clube já disputou cinco finais do Sul-Americano, mas só foi campeão em 2021. Na última temporada, perdeu a final para o Minas, e foi vice-campeão.