João Fonseca venceu o americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4, nesta quarta-feira (2). A partida foi válida pela segunda rodada de Wimbledon, na Inglaterra. Agora, o brasileiro enfrentará o chileno Nicolás Jarry na terceira rodada.
O resultado fez o Brasil encerrar um jejum de 15 anos sem um representante numa terceira rodada de simples no masculino. O último foi Thomaz Bellucci, em 2010. No geral, o carioca se tornou o 10º tenista do País na história a avançar a esta fase na Era Aberta, iniciada em 1968. Com 18 anos e 326 dias, Fonseca virou ainda o mais jovem a alcançar esta fase no torneio desde o australiano Bernard Tomic (18 anos e 255 dias) em 2011.
A boa vitória desta quarta garante Fonseca pela segunda vez nesta fase de um Grand Slam. A primeira aconteceu em Roland Garros, no fim de maio, quando parou justamente na terceira rodada.
O jogo
O início da partida foi atrasado em cerca de duas horas devido a uma chuva. Uma lona foi colocada sobre a grama da Quadra 12, para poupas o palco do jogo. Após o temporal, o tempo melhorou e a partida foi iniciada.
No primeiro set, apesar do equilíbrio, o brasileiro conseguiu se manter a frente do placar. Nos últimos games, João foi incisivo e teve facilidade em fechar o set.
No segundo set, a disputa foi ainda mais acirrada. Os dois tenistas se mantiveram ligados no jogo e conseguiram empatar por 5 a 5. Apesar da tentativa de João. Brooksby foi superior e venceu por 7 games a 5.
O terceiro set teve destaque total para o brasileiro. João Fonseca começou conseguindo quebrar o saque do adversário e abriu dois sets de vantagem. Nos outros games, o carioca manteve a superioridade e venceu por 6 a 2, sem dificuldades.
O quarto set foi o mais equilibrado da partida. Além de nenhum dos jogadores conseguirem uma vantagem grande no placar, todos os games tiveram disputas acirradas. No quinto game, João conseguiu quebrar o saque do americano, tomou a dianteira.
História no tênis
Com a vitória sobre o britânico Jacob Fearnley por 3 sets a 0 na estreia de Wimbledon, João Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a vencer uma partida no Grand Slam Britânico na chamada Era Aberta, iniciada em 1968, superando nomes históricos como Maria Esther Bueno, Ronald Barnes e José Edson Mandarino.
O triunfo marca um momento especial para o tênis nacional, historicamente com poucas conquistas na grama.