Belo Horizonte
Itatiaia

Após eliminar Djokovic, João Fonseca sonha, mas aponta favoritos ao Roland Garros

O jovem brasileiro chega pela primeira vez às oitavas de final do Aberto da França, em Paris

Por
João Fonseca comemora ponto conquistado diante de Novak Djokovic
João Fonseca comemora ponto conquistado diante de Novak Djokovic • Itatiaia

Em atuação histórica, João Fonseca eliminou Novak Djokovic e avançou às quartas de final em Roland Garros. O resultado aumenta as expectativas sobre o brasileiro, que afirmou "sonhar com o título" do Aberto da França.

"Sonhar sempre dá, não custa nada, não afeta nada. Sempre se pode sonhar", resumiu João após a vitória de virada, nesta sexta (29), por 3 a 2.

A vitória sobre o ídolo Djokovic levou João Fonseca à terceira rodada de Roland Garros pela primeira vez. O brasileiro, agora, enfrentará Casper Ruud.

Aos 19 anos, o carioca disputa a segunda temporada na elite do tênis. Assim, aponta outros atletas mais experientes como favoritos à conquista.

"Será minha primeira quarta rodada. Só estou pensando na próxima partida. Estou curtindo o momento. 10 minutos depois da partida, percebi o que fiz, o que alcancei, o quanto foi difícil e incrível. Estou na quarta rodada. Com o Djokovic fora, há mais chances para quem está há mais tempo no tour, como Sasha (Zverev), Casper... Estou focado jogo a jogo. Para mim, é um grande feito chegar às oitavas de final. Vou aproveitar", afirmou.

Djokovic e João Fonseca após partida em Roland Garros • Divulgação/RolandGarros
Djokovic e João Fonseca após partida em Roland Garros • Divulgação/RolandGarros

Parte física preocupa?

A "batalha" com Novak Djokovic durou 4h53 minutos - o mais longo da carreira de João Fonseca. Na fase anterior, o brasileiro também venceu Dino Prizmic de virada, após sair atrás por 2 a 0, em 3h27.

Os confrontos de cinco sets são experiências novas para João Fonseca, que avaliou o impacto físico e as críticas que sofreu ao longo da atual temporada.

"São experiências. O começo do ano foi muito difícil, fiz ótima pré-temporada e, na Austrália, tive uma lesão, fiquei sem treinar, sem ritmo. As dúvidas começaram ali. Estava mal fisicamente, sem ritmo, e vem do trabalho diário", respondeu João Fonseca.

"Acredito muito na minha equipe, a pressão que tem é muito grande pelo fato do preconceito com brasileiros. Acredito nos meus treinadores, o mais importante é o dia a dia, a convivência. É uma coisa que temos. A gente treina o máximo, quero estar melhor fisicamente possível. É descansar, não tenho tanta experiência em jogos assim, vamos recuperar e partir com tudo. Coração e entrar com tudo em quadra", concluiu.

A sequência de Roland Garros

Neste sábado (30), oito partidas definem os últimos classificados para as oitavas de final de Roland Garros.

O lado da chave de João Fonseca já está definido. Se avançar, o brasileiro enfrentará Mensik ou Rublev nas quartas. Nas semis, o adversário pode ser Zverev.

Confira os confrontos abaixo:
  • Chave 5: Mensik (26) x Rublev (11)
  • Chave 6: Casper Ruud (15) x João Fonseca (28)
  • Chave 7: Rafael Jodar (27) x Pablo Carreno Busta (89)
  • Chave 8: Jesper De Jong (106) x Alexander Zverev (2)
Por

Chefe de reportagem e ex-correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais