Belo Horizonte
Itatiaia

Nova regra dos estrangeiros vai melhorar o futebol brasileiro? 

A partir de agora, clubes poderão relacionar até sete jogadores gringos para cada partida do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Por
Nova regra dos estrangeiros vai melhorar o futebol brasileiro
Nova regra dos estrangeiros vai melhorar o futebol brasileiro • Divulgação

O assunto de hoje é o aumento do número de jogadores gringos que poderão ser relacionados por partida nas competições organizadas pela CBF. A nova regra foi votada nesta semana, com a aprovação unânime dos clubes da série A, e aumenta para sete o número de estrangeiros que poderão estar inscritos por jogos. Antes, eram cinco.

A alteração foi proposta pelo São Paulo, mas beneficia diversos clubes do nosso futebol, incluindo Atlético e América, que contam com jogadores gringos em seus elencos.

O Galo tem Zaracho e Pavón (argentinos) e Vargas (chileno), enquanto o Coelho conta com Benítez e Martínez (argentinos), Mastriani (uruguaio), além de Aloísio, que é naturalizado chinês.

Diante desse novo cenário, vem o questionamento: essa mudança será benéfica ao futebol brasileiro? Ou o maior número de estrangeiros poderia tirar o espaço dos jogadores que são nativos?

Para explicar a minha tese, vou usar como exemplo o Campeonato Inglês, liga mais famosa do mundo e que se caracteriza como uma competição globalizada, extremamente competitiva, além de ser muito valorizado financeiramente.

Os times da Premier League contam com jogadores de inúmeras nacionalidades, incluindo muitos brasileiros. Somente nesta janela de transferências, mais três jogadores do Brasil se transferiram para a Inglaterra: Danilo, Scarpa e João Gomes. E a presença de atletas de diferentes nacionalidades é um dos pontos que torna a competição inglesa tão forte e atrativa.

Sendo assim, acredito que regra vai sim beneficiar o nosso futebol, no sentido de oferecer mais oportunidades pra jogadores de qualidade atuarem aqui no Brasil, aumentando inclusive a competitividade dentro de cada time.

Não acho que, por termos mais gringos, vamos tirar espaço de jogadores que são nascidos aqui. Pelo contrário, penso que isso pode ser um incentivo e fator motivador para os atletas brasileiros.

Um outro exemplo claro e que já estamos vivendo há algumas temporadas aqui no Brasil é a chegada de muitos técnicos estrangeiros. Na próxima edição do Campeonato Brasileiro, teremos recorde de treinadores internacionais comandando time da Série A, em especial portugueses.

A vinda de técnicos de fora do Brasil fez muito bem ao nosso mercado, inclusive com muitos dos nossos professores buscando novos estudos e atualizações, com o intuito de não ficarem em desvantagem com relação aos seus adversários.

Acredito que esse intercâmbio cultural faz (e continuará fazendo) muito bem ao nosso futebol!

Por

Nathália Fiuza é comentarista da Rádio Itatiaia e escreve diariamente aqui.