Tudo o que você precisa saber sobre o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1

Etapa derradeira do campeonato será realizada entre os dias 5 e 7 e definirá o vencedor do Mundial de Pilotos

Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi

Começa nesta sexta-feira (5) o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1, a 24ª e decisiva etapa da categoria na temporada 2025.

A prova será realizada no Circuito Internacional de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos. A pista tem 5,2 quilômetros de extensão e 16 curvas. Ao todo, serão realizadas 58 voltas na corrida principal de domingo (7).

Em 2024, Lando Norris, da McLaren, dominou a etapa ao marcar a pole position e vencer a corrida.

A etapa definirá o vencedor do Mundial de Pilotos, que tem três competidores na luta pelo título: Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri.

Cenários para a definição do Mundial de Pilotos

Atual líder do Mundial com 408 pontos, Norris é o único piloto que depende apenas de si para faturar a taça. Para isso, o britânico precisa somente terminar a prova em Yas Marina entre os três primeiros. Até mesmo se não pontuar na etapa dos Emirados Árabes, Lando poderá assegurar a conquista. Neste cenário, o piloto da McLaren terá que torcer para que Max não suba ao pódio e que Piastri termine na terceira colocação ou abaixo.

Já Verstappen, vice-líder do campeonato com 396 pontos, pode faturar o pentacampeonato em três cenários. O primeiro deles, com a vitória, precisa ainda que Norris termine a corrida fora do pódio e independe do resultado de Oscar.

Além disso, outras duas combinações dependem que o holandês termine a etapa no pódio. Qualquer outro resultado não garante a taça para Max.

Por fim, Piastri, com 392 pontos, soma chances remotas para conquistar a taça do Mundial de Pilotos. Para isso, o australiano precisa terminar a corrida em primeiro ou segundo lugar.

Expectativas de Bortoleto para a etapa

Estreante na categoria 2025, o brasileiro Gabriel Bortoleto revelou as expectativas para a etapa. O piloto celebrou o retorno a Abu Dhabi após o título da Fórmula 2 em 2024 e afirmou que buscará um bom resultado para encerrar a temporada.

“Minha temporada de estreia chega ao fim neste fim de semana; voltar a Abu Dhabi é especial — foi aqui que conquistei o título da Fórmula 2 há um ano e dei minhas primeiras voltas com a equipe apenas alguns dias depois. É incrível pensar que já passou um ano desde então”, iniciou.

“Esta temporada foi cheia de aprendizado e crescimento, e tenho orgulho do progresso que fizemos juntos como equipe. Quero terminar bem por este grupo de pessoas, tanto na pista quanto na fábrica, e por todos que me apoiaram nesta temporada: sou grato por todo o apoio, tanto nos bons momentos quanto nos mais desafiadores. Vamos dar tudo na pista neste fim de semana e tentar encerrar o ano em alta”, destacou Bortoleto.

Atualmente, Gabriel ocupa a 19ª colocação do Mundial de Pilotos, com 19 pontos.

O campeonato

Três pilotos chegam à etapa com chances de conquistar o Mundial de Pilotos. Lando Norris, da McLaren, lidera o campeonato com 408 pontos. Max Verstappen ocupa a segunda colocação, com 396, e Oscar Piastri encerra o top 3, com 392.

Já o Mundial de Construtores está definido. A McLaren conquistou o título da competição e lidera a disputa com 800 pontos. No segundo lugar, a Mercedes soma 459, seguida pela Red Bull, com 426 pontos.

Leia também

Horários do Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1

Sexta-feira, 5 de dezembro

  • Treino livre 1: 6h30
  • Treino livre 2: 10h

Sábado, 6 de dezembro

  • Treino livre 3: 7h30
  • Classificação: 11h

Domingo, 7 de dezembro

  • Corrida: 10h

Onde assistir

  • TV aberta: Band (Classificação e corrida)
  • TV por assinatura (Treinos livres e classificação)
  • Streaming: BandPlay (Treinos livres, classificação e corrida)
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...