Max Verstappen, piloto da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de
Com o triunfo, o holandês chegou a sua 67ª vitória na categoria. Max também triunfou na última etapa, disputada na Itália.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou a prova na 11ª posição - uma atrás da zona de pontuação. Com isso, o brasileiro segue com 18 pontos no Mundial de Pilotos.
A corrida
A prova começou com uma largada emocionante. O destaque foi Oscar Piastri, da McLaren. O atual líder do campeonato cometeu um erro, queimou largada, e adiante, foi ultrapassado por vários adversários.
Na busca por escalar o grid, Piastri adotou uma postura agressiva para ultrapassar os rivais. No entanto, na parte final do circuito, o australiano errou o ponto de frenagem e se chocou contra o muro. O incidente culminou com a retirada do piloto da prova e um virtual safety car.
O decorrer da prova foi menos movimentado que a largada. Os destaques foram George Russell, que largou da quinta colocação, e terminou em segundo.
Lewis Hamilton e Charles Leclerc, da Ferrari, se recuperaram após desempenho ruim na classificação e terminaram a prova em oitavo e nono, respectivamente.
Título da McLaren adiado
Com o abandono de prova de Oscar Piastri e um singelo sétimo lugar de Lando Norris, a McLaren teve o título do Mundial de Construtores adiado. A equipe precisava somar nove pontos a mais que a Ferrari; evitar que a Mercedes somasse 11 pontos a mais que ela e não permitir que a Red Bull a superasse em 32 pontos.
No entanto, as contas para o 10º título entre os construtores não foram positivas para a escuderia inglesa. Com o segundo lugar de Russell e o quarto de Kimi Antonelli, a Mercedes somou 30 pontos - 24 a mais que a McLaren.
Assim, a decisão do título fica para a próxima etapa, em Singapura.
Resultados
1º Max Verstappen (Red Bull)
2º George Russell (Mercedes)
3º Carlos Sainz Jr. (Williams)
4º Kimi Antonelli (Mercedes)
5º Liam Lawson (Racing Bulls)
6º Yuki Tsunoda (Red Bull)
7º Lando Norris (McLaren)
8º Lewis Hamilton (Ferrari)
9º Charles Leclerc (Ferrari)
10º Isack Hadjar (Racing Bulls)
11º Gabriel Bortoleto (Sauber)
12º Oliver Bearman (Haas)
13º Alexander Albon (Williams)
14º Esteban Ocon (Haas)
15º Fernando Alonso (Aston Martin)
16º Nico Hülkenberg (Sauber)
17º Lance Stroll (Aston Martin)
18º Pierre Gasly (Alpine)
19º Franco Colapinto (Alpine)
20º Oscar Piastri (McLaren) – não completou por acidente na primeira volta