Ouvindo...

Fórmula 1: relembre vezes que título da categoria foi decidido no GP de São Paulo

Interlagos já foi palco de conquistas de Alonso, Räikkönen, Hamilton, Button e Vettel

Hamilton recebe bandeirada no GP de São Paulo e conquista Mundial de Pilotos da F1 de 2008

Entre os dias 7 e 9 de novembro, o Brasil será palco da 21ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. O Grande Prêmio de São Paulo será disputado no tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Entre 2005 e 2012, Interlagos consolidou-se como palco de grandes decisões da Fórmula 1.

Com curvas desafiadoras, como o “S do Senna”, somadas à paixão inigualável da torcida brasileira, o autódromo é o ambiente perfeito para momentos marcantes. Nesse período, seis campeonatos foram definidos no Grande Prêmio de São Paulo.

Em 2005, Fernando Alonso encerrou o domínio de Michael Schumacher e da Ferrari ao garantir seu primeiro título mundial com um terceiro lugar controlado. Um ano depois, em 2006, o piloto espanhol repetiu a dose, novamente em Interlagos, quando conquistou o bicampeonato.

A temporada de 2007 trouxe um dos desfechos mais imprevisíveis da história. Kimi Räikkönen chegou ao Brasil como “azarão”, mas venceu a corrida e, com a combinação perfeita de resultados, superou Lewis Hamilton e Fernando Alonso por apenas um ponto, e conquistou seu primeiro e único título mundial.

No ano seguinte, uma cena ficou marcada na memória dos brasileiros. Felipe Massa venceu o GP de 2008 e, por alguns segundos, sentiu o “gosto” de ser campeão mundial. No entanto, na última curva da volta final, Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock e terminou em quinto. Com a classificação, o britânico garantiu o título e frustrou a festa da torcida brasileira. A imagem de Massa, emocionado no pódio, permanece como um dos momentos mais simbólicos da história da Fórmula 1.

Em 2009, foi a vez de Jenson Button ser campeão com uma surpreendente trajetória. Apesar de largar em 14º, o piloto fez uma corrida de recuperação até o quinto lugar, resultado suficiente para assegurar o título com uma etapa de antecedência.

A última decisão de campeonato em Interlagos ocorreu em 2012. Sob chuva e tensão, Sebastian Vettel foi tocado logo na primeira volta, caiu para as últimas posições e precisou se reinventar para garantir o tricampeonato. O sexto lugar foi suficiente para ele superar Fernando Alonso por apenas três pontos e consolidar o domínio da Red Bull naquela era.

Leia também

Temporada atual

Disputado nas etapas finais da temporada, o Grande Prêmio de São Paulo volta a ser decisivo para a briga pelo título da Fórmula 1. Quatro pilotos ainda estão na disputa pelo campeonato de 2025: Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, Max Verstappen, da Red Bull, e George Russell, da Mercedes.

O líder é Norris, com 357 pontos, apenas um à frente de Piastri, que dominou boa parte do ano e soma 356. Após uma reação impressionante na segunda metade da temporada, Verstappen aparece em terceiro, com 321 pontos, ainda vivo na luta. Russell, com 258, depende de um milagre para seguir com chances matemáticas.

Interlagos pode ser determinante para o rumo do campeonato. Além da corrida principal, o fim de semana terá uma prova sprint que também distribui pontos: oito para o vencedor, sete para o segundo e assim por diante, até o oitavo lugar. No total, serão 33 pontos em jogo, o que pode ampliar a vantagem de Norris e da McLaren ou recolocar Verstappen definitivamente na briga pelo tetracampeonato.

Isabela Mendes é jornalista em formação pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou pelas assessorias do Betim Futebol e do Mackenzie Esporte Clube.