O britânico Lando Norris, líder do Mundial de Fórmula 1, completou nesta sexta-feira (21) a volta mais rápida do segundo treino livre do Grande Prêmio de Las Vegas (Estados Unidos). A atividade foi marcada pela paralisação com duas bandeiras vermelhas.
O piloto da McLaren foi 0s029 mais rápido que o italiano Kimi Antonelli (Mercedes), o segundo colocado, nos treinos noturnos na capital do jogo. Charlie Leclerc, da Ferrari, foi o terceiro mais rápido.
O piloto da Ferrari, dono do melhor tempo no primeiro treino, não conseguiu repetir o feito. Leclerc saiu da pista em uma curva ao sofrer um problema no câmbio, antes de surgir uma segunda bandeira vermelha, que encerrou antecipadamente a sessão.
No Grande Prêmio de sábado, Norris ainda não pode garantir o título mundial, mas busca ampliar a vantagem sobre Piastri e o holandês Max Verstappen para tentar ser campeão nas últimas etapas, no Catar e em Abu Dhabi.
Caos por ‘velho’ problema
Quando ainda restavam 20 minutos de sessão, foi acionada a primeira bandeira vermelha no circuito urbano da famosa avenida dos cassinos. Os carros deixaram a pista após o aviso de que uma tampa de bueiro poderia estar solta.
Desta vez não houve acidente, mas o episódio reacendeu o fantasma do que ocorreu em 2023, no dia do retorno da Fórmula 1 à chamada “Cidade do Pecado” após quatro décadas de ausência.
Naquela ocasião, a tampa de um bueiro realmente se soltou e causou danos à parte dianteira do carro do espanhol Carlos Sainz. O incidente motivou o cancelamento da primeira sessão de treinos e uma revisão completa do traçado, que atrasou o início da segunda sessão em duas horas e meia.
Nesta quinta-feira, os carros foram autorizados a voltar ao asfalto faltando seis minutos para o encerramento da sessão.
Terreno escorregadio
Oscar Piastri, da McLaren, terminou em 14º, a 0s891 de Norris, e está sob enorme pressão. O australiano era líder com 34 pontos de vantagem ao fim de agosto, mas ‘derreteu’ e agora está 24 atrás.
Distante 49 pontos da liderança, Max Verstappen tenta manter vivas suas últimas chances de reação. A estrela da Red Bull, vencedor dos últimos quatro Mundiais, foi o nono colocado na segunda sessão, a 0s503, depois de terminar em quarto no primeiro treino.
“Está muito mais frio aqui e a superfície é muito escorregadia, então você não pode compará-la com outras pistas. Não é garantido que você vá ser rápido aqui”, disse o holandês sobre as condições noturnas do GP.
Os problemas de aderência apareceram desde os primeiros minutos, e muitos pilotos derraparam ou erraram frenagens em várias curvas. O próprio Norris chegou a tocar um muro, em um incidente sem consequências.
Sexta-feira, 21 de novembro
- 21h30: Treino livre 3
Sábado, 22 de novembro
- 1h: Classificação
Domingo, 23 de novembro
- 1h: Corrida