Fórmula 1: Lando Norris lidera treino marcado por ‘caos’ em Las Vegas

Piloto britânico marcou o tempo mais rápido na segunda atividade na pista nos EUA

Lando Norris, da McLaren, durante atividade nas ruas de Las Vegas

O britânico Lando Norris, líder do Mundial de Fórmula 1, completou nesta sexta-feira (21) a volta mais rápida do segundo treino livre do Grande Prêmio de Las Vegas (Estados Unidos). A atividade foi marcada pela paralisação com duas bandeiras vermelhas.

O piloto da McLaren foi 0s029 mais rápido que o italiano Kimi Antonelli (Mercedes), o segundo colocado, nos treinos noturnos na capital do jogo. Charlie Leclerc, da Ferrari, foi o terceiro mais rápido.

O piloto da Ferrari, dono do melhor tempo no primeiro treino, não conseguiu repetir o feito. Leclerc saiu da pista em uma curva ao sofrer um problema no câmbio, antes de surgir uma segunda bandeira vermelha, que encerrou antecipadamente a sessão.

No Grande Prêmio de sábado, Norris ainda não pode garantir o título mundial, mas busca ampliar a vantagem sobre Piastri e o holandês Max Verstappen para tentar ser campeão nas últimas etapas, no Catar e em Abu Dhabi.

Caos por ‘velho’ problema

Quando ainda restavam 20 minutos de sessão, foi acionada a primeira bandeira vermelha no circuito urbano da famosa avenida dos cassinos. Os carros deixaram a pista após o aviso de que uma tampa de bueiro poderia estar solta.

Desta vez não houve acidente, mas o episódio reacendeu o fantasma do que ocorreu em 2023, no dia do retorno da Fórmula 1 à chamada “Cidade do Pecado” após quatro décadas de ausência.

Naquela ocasião, a tampa de um bueiro realmente se soltou e causou danos à parte dianteira do carro do espanhol Carlos Sainz. O incidente motivou o cancelamento da primeira sessão de treinos e uma revisão completa do traçado, que atrasou o início da segunda sessão em duas horas e meia.

Nesta quinta-feira, os carros foram autorizados a voltar ao asfalto faltando seis minutos para o encerramento da sessão.

Leia também

Terreno escorregadio

Oscar Piastri, da McLaren, terminou em 14º, a 0s891 de Norris, e está sob enorme pressão. O australiano era líder com 34 pontos de vantagem ao fim de agosto, mas ‘derreteu’ e agora está 24 atrás.

Distante 49 pontos da liderança, Max Verstappen tenta manter vivas suas últimas chances de reação. A estrela da Red Bull, vencedor dos últimos quatro Mundiais, foi o nono colocado na segunda sessão, a 0s503, depois de terminar em quarto no primeiro treino.

“Está muito mais frio aqui e a superfície é muito escorregadia, então você não pode compará-la com outras pistas. Não é garantido que você vá ser rápido aqui”, disse o holandês sobre as condições noturnas do GP.

Os problemas de aderência apareceram desde os primeiros minutos, e muitos pilotos derraparam ou erraram frenagens em várias curvas. O próprio Norris chegou a tocar um muro, em um incidente sem consequências.

Sexta-feira, 21 de novembro

  • 21h30: Treino livre 3

Sábado, 22 de novembro

  • 1h: Classificação

Domingo, 23 de novembro

  • 1h: Corrida
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...