Max Verstappen conquistou, nesse domingo (30), a vitória no GP do Catar de Fórmula 1. A corrida ficou marcada por um momento importante na sétima volta quando, depois de um acidente entre Pierre Gasly e Nico Hulkenberg, o safety car foi acionado. Hannah Schimtz, estrategista-chefe da Red Bull Racing, optou pela parada dos dois carros da equipe enquanto a McLaren deixou os pilotos na pista.
A decisão da inglesa se mostrou a melhor possível. Apesar da desvantagem momentânea, Max Verstappen se beneficiou da parada e conseguiu ter um melhor rendimento durante a prova. O holandês venceu a prova, e Hannah subiu ao pódio para receber o prêmio pela equipe. A engenheira revelou como foi o processo da decisão.
“Existe uma vantagem muito grande em realizar as paradas com um safety car quando se pode parar os dois carros. Para gente, foi uma decisão muito clara para se tomar. Muitos do pit pensaram a mesma coisa”, disse após a corrida.
“Obviamente, durante a corrida, escutamos que a McLaren não pararia. Todos estavam assim “Você tem certeza? Tem certeza que quer parar?” e eu respondi ‘Sim, sim eu tenho certeza’”, completou.
Hannah Schmitz
Hannah Schmitz é inglesa e é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade de Cambrige, da Inglaterra. Durante a faculdade, ela trabalhou em projetos de carros de corrida movidos por energia solar.
Em 2009, ela começou a trabalhar na estrutura da Red Bull Racing na área de estratégia e modelos de carros. Hannah era responsável, principalmente, por desenvolver novas técnicas de simulação e análise.
Dois anos depois ela passou a trabalhar diretamente no setor de estratégias durante as corridas de Fórmula 1. Hannah era estategista senior e desempenhou o cargo por mais de 10 anos.
Em 2021, foi novamente promovida e passou a ser a chefe do departamento de estratégias de corrida. Ela já havia subido no pódio na corrida do Brasil, em 2019, quando foi responsável pela decisão de pit-stops de Verstappen, que também resultou na vitória do holandês.
Próxima corrida
A 24ª e decisiva etapa da temporada acontece a partir de sexta-feira (5) no circuito de Yas Marina. O GP de Abu Dabi acontece no domingo, às 10h (de Brasília).