A disputa do Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1 começou nesta sexta-feira (27), com os pilotos indo à pista para o único treino livre do fim de semana. Oscar Piastri, da McLaren, foi o mais rápido no Circuito Internacional de Lusail, em Lusail, no Catar, com o tempo de 1m20s924.
Lando Norris, também da McLaren, marcou 1m20s982 e garantiu a segunda colocação. Fernando Alonso, da Aston Martin, surpreendeu e fechou o top-3 com 1m21s310. Já Max Verstappen, da Red Bull, que segue na briga pelo título, terminou em sexto lugar. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, foi apenas o 16º colocado.
Os pilotos iniciaram a sessão utilizando pneus duros para coletar dados e ajustar o carro. Em função da corrida sprint, o treino foi o único realizado. As equipes usam a corrida mais curta também como uma espécie de treino para melhor conhecimento da pista e das respostas do carro.
Quando faltavam apenas dez minutos do fim, as equipes passaram a utilizar os pneus macios, permitindo voltas rápidas. Foi nesse momento que Piastri e Norris subiram para o topo da tabela.
Os carros voltam às pistas para a classificação da corrida sprint. A atividade está prevista para às 14h30 (de Brasília).
Sexta, 28 de novembro
- Classificação para corrida sprint: 14h30
Sábado, 29 de novembro
- Corrida sprint: 11h
- Classificação para corrida principal: 15h
Domingo, 30 de novembro
- Corrida principal: 13h
*Horário de Brasília
Onde assistir
- TV aberta: Band (classificação para corrida principal e corrida principal)
- TV por assinatura: BandSports (Treino livre, classificações e corrida sprint)
- Streaming: F1 TV e BandPlay (Treino livre, classificações e corridas sprint e principal)