Lando Norris segue dominante nas atividades da Fórmula 1 em São Paulo.
Principal adversário na briga pelo título e companheiro de time, Oscar Piastri será o quarto lugar. Max Verstappen, da RBR, teve problemas de ritmo ao longo do fim de semana e largará apenas da 16ª posição.
O brasileiro Gabriel Bortoleto não participou do treino. A Sauber não conseguiu conter os fortes danos do acidente sofrido pelo piloto. Bortoleto largará da última posição.
A próxima atividade no Circuito de Interlagos será a corrida principal. Neste domingo (9), às 14h (de Brasília), será dada a largada da corrida principal.
O treino
A atividade começou com os mecânicos da Sauber lutando contra o relógio. A intenção era recuperar o carro de Gabriel Bortoleto, que sofreu forte acidente na corrida sprint, para participar do treino. O brasileiro, no entanto, não conseguiu participar e largará na última posição.
A grande surpresa do Q1 foi Max Verstappen. O holandês, atual tetracampeão da Fórmula 1, mostrou que as reclamações sobre o acerto do carro não eram blefes. Max ficou na 16ª posição e não avançou para a segunda parte da atividade.
A segunda parte derrubou outro ‘peso pesado’ do grid. Lewis Hamilton não conseguiu colocar a Ferrari entre os 10 melhores tempos, ao passo que Leclerc fez o quarto melhor tempo. Carlos Sainz (Williams), Lance Stroll (Aston Martin), Alexander Albon (Williams) e Fernando Alonso (Aston Martin) foram os outros eliminados.
A última parte do treino marcou a briga pela pole position. Lando Norris conseguiu, no final, confirmar o favoritismo e ficar na primeira posição. O britânico foi pouco ameaçado por Oscar Piastri e Kimi Antonelli.
Classificação completa
- Lando Norris-ING (McLaren)
- Kimi Antonelli-ITA (Mercedes)
- Charles Leclerc-MON (Ferrari)
- Oscar Piastri-AUS (McLaren)
- Isack Hadjar-FRA (RB Visa Cash App)
- George Russell-ING (Mercedes)
- Liam Lawson-NZL (RB Visa Cash App)
- Oliver Bermann-ING (Haas)
- Pierre Gasly-FRA (Alpine)
- Nico Hulkenberg-ALE (Kick Sauber)
- Fernando Alonso-ESP (Aston Martin)
- Alex Albon-TAI (Williams)
- Lewis Hamilton-ING (Ferrari)
- Lance Stroll-CAN (Aston Martin)
- Carlos Sainz-ESP (Williams)
- Max Verstappen-HOL (RBR)
- Esteban Ocon-FRA (Haas)
- Franco Colapinto-ARG (Alpine)
- Yuki Tsunoda-JAP (RBR)
- Gabriel Bortoleto-BRA (Kick Sauber)