Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Há 31 anos volta histórica de Ayrton Senna ‘ofuscava’ Rubens Barichello

GP da Europa de 1993 foi disputado em Donington Park, na Inglaterra, sob muita chuva

Ayrton Senna e Rubens Barichello durante ano de 1993

A McLaren relembrou, nesta quinta-feira (11), o aniversário de um feito histórico do tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna. O piloto brasileiro ultrapassou quatro pilotos na primeira volta do GP da Europa de 1993, disputado sob chuva, em Donington Park, na Inglaterra. O feito ‘ofuscou’ o brilho de Rubens Barrichello, naquela mesma corrida.

Muitos especialistas classificam a pilotagem de Senna como “a melhor primeira volta da história” da Fórmula 1. O brasileiro, a bordo de uma McLaren, largou em quarto lugar, perdeu uma posição nos metros iniciais, mas terminou o primeiro giro da prova na liderança. Senna venceria aquela prova e terminaria a temporada como vice-campeão Mundial.

Senna foi superado pelo austríaco Karl Wendlinger (Sauber), mas logo recuperou a posição. No espaço de um minuto, o brasileiro passou Michael Schumacer (Benneton), Damon Hill (Williams) e Alain Prost (Williams).

A temporada de 1993 ficou marcada pelo domínio das Williams. O carro, com apoio de dispositivos eletrônicos, era o melhor do grid. A disparidade entre os carros era tamanha que fez o prório Senna trocar de equipe. Em 1994, o piloto trocou a McLaren pelo outro time britânico.

Leia também

Brilho de Barrichello

Rubens Barichello, à época um jovem piloto a bordo da modesta Jordan, largou em 12º lugar. Rubinho ultrapassou oito carros e terminou a primeira volta na quarta posição. O brasileiro chegou a ocupar o segundo lugar da prova, mas teve problemas e terminou a corrida em 10º lugar com problemas na bomba de gasolina.

A corrida em Donnington Park era apenas a terceira da carreira de Rubinho, à época com 20 anos. O brasileiro terminaria a carreira na Fórmula 1 com passagens por Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams.

Barrichello conquistou 11 vitórias e dois vices (2002 e 2004) na categoria. O piloto é o brasileiro com mais largadas na história da categoria (322). A última temporada na principal categoria do automobilismo mundial foi em 2011.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.