Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Há 31 anos volta histórica de Ayrton Senna ‘ofuscava’ Rubens Barichello

GP da Europa de 1993 foi disputado em Donington Park, na Inglaterra, sob muita chuva

A McLaren relembrou, nesta quinta-feira (11), o aniversário de um feito histórico do tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna. O piloto brasileiro ultrapassou quatro pilotos na primeira volta do GP da Europa de 1993, disputado sob chuva, em Donington Park, na Inglaterra. O feito ‘ofuscou’ o brilho de Rubens Barrichello, naquela mesma corrida.

Muitos especialistas classificam a pilotagem de Senna como “a melhor primeira volta da história” da Fórmula 1. O brasileiro, a bordo de uma McLaren, largou em quarto lugar, perdeu uma posição nos metros iniciais, mas terminou o primeiro giro da prova na liderança. Senna venceria aquela prova e terminaria a temporada como vice-campeão Mundial.

Senna foi superado pelo austríaco Karl Wendlinger (Sauber), mas logo recuperou a posição. No espaço de um minuto, o brasileiro passou Michael Schumacer (Benneton), Damon Hill (Williams) e Alain Prost (Williams).

A temporada de 1993 ficou marcada pelo domínio das Williams. O carro, com apoio de dispositivos eletrônicos, era o melhor do grid. A disparidade entre os carros era tamanha que fez o prório Senna trocar de equipe. Em 1994, o piloto trocou a McLaren pelo outro time britânico.

Leia também

Brilho de Barrichello

Rubens Barichello, à época um jovem piloto a bordo da modesta Jordan, largou em 12º lugar. Rubinho ultrapassou oito carros e terminou a primeira volta na quarta posição. O brasileiro chegou a ocupar o segundo lugar da prova, mas teve problemas e terminou a corrida em 10º lugar com problemas na bomba de gasolina.

A corrida em Donnington Park era apenas a terceira da carreira de Rubinho, à época com 20 anos. O brasileiro terminaria a carreira na Fórmula 1 com passagens por Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams.

Barrichello conquistou 11 vitórias e dois vices (2002 e 2004) na categoria. O piloto é o brasileiro com mais largadas na história da categoria (322). A última temporada na principal categoria do automobilismo mundial foi em 2011.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais