Ouvindo...

Times

Fórmula 1: presidente da FIA é acusado de interferir em resultado de corrida

O mandatário Mohammed Ben Sulayen está sob investigação do Comitê de Ética da FIA, por suposta interferência no GP da Arábia Saudita, em 2023

Um novo escândalo toma conta do “mundo da Fórmula 1”. Após o GP do Bahrein, informações de que o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayen, havia interferido no resultado do GP da Arábia Saudita em 2023, ganharam corpo.

De acordo com informação divulgada pela BBC, um denunciante disse à FIA que Sulayen teria intervido para reverter uma punição sofrida pelo piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, no GP da Arábia Saudita, em 2023.

A alegação feita pelo denunciante dá conta de que Sulayen ligou para o Sheikh Abdullah bin Hamad bin Isa Al Khalifa - vice-presidente da FIA na região do Oriente Médio e Norte da África - e deixou claro que a punição de 10 segundos dada a Alonso deveria ser revogada.

No relatório da denúncia, que está a cargo de Paolo Bassari, do comitê de ética da FIA, o denunciante diz que Sulayen “exigiu que os comissários anulasse a decisão de punir Alonso.”

Leia também

A punição foi dada ao piloto da Aston Martin, após os mecânicos da equipe tocarem no carro, enquanto uma outra punição de cinco segundos estava sendo cumprida.

Ao final da corrida, a punição dada a Alonso foi de fato retirada, e o piloto espanhol terminou a prova na terceira posição. Antes da revogação, Alonso havia terminado a prova na quarta posição.

Na ocasião, Sergio Pérez, da Red Bull, venceu a corrida e Max Verstappen, também da Red Bull, acabou na segunda colocação, com Fernando Alonso completando o pódio.

O comitê de ética da FIA estima que precisará de quatro a seis semanas para concluir o seu relatório do caso.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista em formação pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Leia mais