Na terceira corrida da temporada, o piloto Carlos Sainz, da Ferrari, superou o tricampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, e venceu o GP da Austrália na madrugada deste domingo (24).
O espanhol assumiu a ponta já na segunda volta e, ao lado do monegasco Charles Leclerc, garantiu uma dobradinha da Ferrari na Fórmula 1. O inglês Lando Norris, da McLaren, também subiu ao pódio.
A corrida foi marcada por problemas nos carros da Red Bull e da Mercedes. Isso porque Verstappen foi ultrapassado por Sainz ao alegar problemas de direção do carro. Na sequência, a traseira do veículo apresentou defeitos e chegou a pegar fogo. Por causa dos problemas, o holandês não concluiu a prova.
Após ter largado em 11º no grid, o heptacampeão Lewis Hamilton também sofreu com problemas nos motores e abandonou o GP da Austrália na volta de número 17.
Já na última volta, o seu companheiro de equipe, o também inglês George Russell, bateu no muro e foi parar no meio da pista. O safety car virtual, inclusive, foi até o fim da corrida.
O bicampeão Fernando Alonso, da Aston Martin, foi o sexto a ultrapassar a linha de chegada, mas, após investigação do acidente de George Russell, o espanhol foi punido com duas posições e terminou em oitavo.
Sainz quebrou uma sequência de nove vitórias seguidas de Verstappen, quando justamente o espanhol interrompeu a “hegemonia” do holandês, da Red Bull, no GP de Singapura, em 2023.
Como ficou o GP da Austrália
- Carlos Sainz (Ferrari) 1m513s363
- Charles Leclerc (Ferrari) +2s366
- Lando Norris (McLaren) +5s904
- Oscar Piastri (McLaren) +35s770
- Sergio Pérez (RBR) +56s309
- Lance Stroll (Aston Martin) +1m24s818
- Yuki Tsunoda (RB) +1m32s922
- Fernando Alonso (Aston Martin)*
- Nico Hulkenberg (Haas) +1m46s684
- Kevin Magnussen (Haas) +1 volta
- Alex Albon (Williams) +1 volta
- Daniel Ricciardo (RB) +1 volta
- Pierre Gasly (Alpine) +1 volta
- Valtteri Bottas (Sauber) +1 volta
- Guanyu Zhou (Sauber) +1 volta
- Esteban Ocon (Alpine) +1 volta
- George Russell (Mercedes) - Não concluiu
- Lewis Hamilton (Mercedes) - Não concluiu
- Max Verstappen (RBR) - Não concluiu
Classificação da Fórmula 1
Com o GP da Austrália encerrado, Verstappen se manteve na liderança da Fórmula 1, com 51 pontos, sendo perseguido por Leclerc, com 47. Pérez, da Red Bull, é o terceiro colocado, com 46 pontos. Sainz chegou aos 40 pontos e ocupa a 4ª posição, enquanto Oscar Piastri, da McLaren, fecha o top 5, com 28.]
Qual é a próxima corrida da Fórmula 1?
O calendário da Fórmula 1 será retomado no GP de Suzuka, no Japão, no dia 7 de abril. Será a quarta corrida da temporada.