Max Verstappen é, oficialmente, o campeão do Mundial de Fórmula 1 de 2023. O piloto holandês conquistou o terceiro título após a corrida sprint do GP do Catar, realizada neste sábado (7). Verstappen terminou em segundo lugar, enquanto o companheiro de equipe Sérgio Perez, que ainda tinha chances de título, não terminou a prova.
Com o resultado, Verstappen se iguala, em números, a gigantes do automobilismo, como Niki Lauda e Ayrton Senna, e também ao próprio sogro, Nelson Piquet.
O fim do campeonato já havia sido antecipado para a Red Bull, equipe defendida pelo holandês desde 2016. Enquanto Verstappen conquista o tricampeonato, o time austríaco levou o título do Mundial de Construtores pela sétima vez no Grande Prêmio do Japão, realizado em Suzuka, no fim de setembro. A equipe de Christian Horner assegurou a vitória com seis corridas de antecedência, Max com cinco.
Protagonistas inegáveis da temporada de 2023, Max Verstappen e Red Bull são responsáveis por um dos maiores períodos de domínio na categoria em tempos recentes. O holandês venceu 13 das 16 corridas já realizadas no ano e só não esteve no pódio no GP de Singapura, vencido por Carlos Sainz, da Ferrari. Apesar do desempenho aquém de Sérgio Perez, companheiro de equipe de Verstappen, o mexicano garantiu o primeiro lugar em outras duas corridas para a atual campeã de construtores.
A dominação quase absoluta do número 1 da Red Bull fez com que a vitória antecipada fosse quase garantida, senão na sprint, durante a corrida de domingo (8) do GP do Catar. O holandês liderava a classificação geral com 400 pontos, 177 a mais que o segundo colocado, Sergio Perez, que somava 223 pontos na classificação. Na corrida rápida, Verstappen acabou com as chances matemáticas - e já distantes - do companheiro de equipe.
Tricampeão de Fórmula 1, Max Verstappen agora ocupa, numericamente, o mesmo lugar de Ayrton Senna, Niki Lauda e do sogro, Nelson Piquet, além de Jackie Stewart e Jack Brabham. O holandês também entra para outro grupo seleto: o de pilotos que conquistaram um Mundial de F1 em um sábado. A lista inclui, novamente, o sogro do piloto da Red Bull e Brabham, quem encerra o grupo é Keke Rosberg.