As fortes chuvas que atingem a região da Emilia-Romagna nos últimos dias fizeram a Fórmula 1 cancelar o Grand Prêmio que estava previsto para este final da semana. O comunicado oficial da decisão foi publicado oficialmente na manhã desta quarta-feira (17).
Os primeiros treinos para a sexta corrida da temporada estavam marcados para esta sexta-feira (19). Nessa terça-feira (16), o Autódromo Enzo e Dino Ferrari precisou ser evacuado às pressas enquanto funcionários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e equipes já trabalhavam no paddock.
O rio Santermo, paralelo ao circuito, teve um aumento considerável nos últimos dias. Segundo Michael Salmi, que já trabalhou como meteorologista para a F1, sensores situados na entrada do autódromo mostram que o rio está no nível laranja de alerta, segundo em uma escala de três estágios.
As fortes chuvas que atingem a região da Emilia-Romagna nos últimos dias já ocasionaram ao menos cinco mortes. No comunicado oficial, a Fórmula 1 se solidariza com as pessoas afetadas e diz que não seria possível garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas no GP, desde torcedores até os funcionários das equipes.
Também foi citada a preocupação em não sobrecarregar as forças de segurança e serviços emergenciais em um momento delicado para a sociedade.
Na nota, não é especificado se o GP da Emilia-Romagna será remarcado, apenas que está cancelado neste momento e não será realizado na data prevista.