Neste sábado (12), Belo Horizonte recebeu, de forma inédita, a final nacional do Red Bull Dance Your Style 2025. O evento ocorreu no Parque das Mangabeiras, reuniu os 16 melhores dançarinos do país e atraiu vários espectadores ao longo de toda a tarde e bicampeonato do paulista Ryan Fúria Jr.
A jornada coroou o último ato da competição, que passou por seletivas intensas em São Paulo e Belo Horizonte, além de finais regionais em Campinas (SP) e Salvador (BA).
Apresentado por Vovó da ZN, Zulu Gregório e Menina Veneno, o evento celebrou a dança urbana em sua essência: improviso, musicalidade, carisma e diversidade de estilos vindos de todo o país.
O acontecimento reafirmou BH como protagonista cultural no cenário brasileiro. A coreógrafa e curadora oficial do evento, Raquel Cabaneco, destacou a importância e o papel social da competição: “É muito gratificante ver isso tudo crescendo, se espalhando pelo Brasil, e agora voltando para BH, um território tão rico culturalmente. O evento legitima a dança de rua como arte, cultura e potência criativa.”
Todas as batalhas aconteceram no modelo 1 contra 1 e foram decididas por votação do público, que escolheu o dançarino que melhor performou em cada duelo. As rodadas eliminatórias passaram por oitavas de final, quartas, semifinais e culminaram na grande final.
A última batalha foi um reencontro entre os paulistas Ryan Fúria Jr. e Jess Nascimento, reeditando a final nacional de 2024. O duelo intenso coroou Ryan Fúria Jr. pelo segundo ano consecutivo como campeão brasileiro do Red Bull Dance Your Style, com seu estilo único que une hip hop e popping – vertente da dança urbana.
Em seu discurso de campeão, o dançarino relembrou os desafios enfrentados ao longo da carreira: “Eu danço há 17 anos e só depois de muito tempo eu consegui colher os frutos dos meus treinos. Só tenho a agradecer a minha família e em especial ao meu pai por todo o apoio”, declarou, emocionado.
Ryan Fúria Jr. após vencer a final da Red Bull Dance Your Style 2025, em Belo Horizonte
Ryan foi o primeiro brasileiro a integrar o top 16 mundial na edição passada, realizada em Mumbai, na Índia, e agora encaminha sua vaga para a final mundial, que acontecerá em 11 de outubro, em Los Angeles, reunindo dançarinos de mais de 50 países.
Além das batalhas, a programação da competição contou com apresentações especiais: Os Faixa Preta, coletivo independente de funk com sede em BH, e The Crown, dançarino norte-americano de origem liberiana e coreana, campeão da edição estadunidense do campeonato.
O evento contou com a transmissão ao vivo via aplicativo da Red Bull TV.