Lucas Pinheiro Braathen cravou o nome na história do esporte brasileiro neste sábado (14). O esquiador terminou em primeiro na final do slalom gigante 200m e, com o ouro, conquistou a primeira medalha de Jogos Olímpicos de Inverno para o Brasil.
O brasileiro de 25 anos foi ouro com tempo de 2:25.00 após a segunda descida. Uma dupla de suíços completou o pódio: Marco Odermatt (+0.58) e Loic Meillard (+1.17).
“Só queria compartilhar aqui. Provavelmente, todo mundo assistindo no Brasil, me acompanhando, torcendo para mim. Provavelmente, isso pode ser uma fonte de inspiração para crianças da próxima geração que nada é impossível. Não importa de onde você está, suas roupas, cor da sua pele, o que importa é o que existe aqui dentro. Eu esquiei com o meu coração, minha intuição aqui hoje, com a força brasileira, para trazer essa bandeira acima do corpo. Podemos. É do Brasil, é do Brasil”, finalizou.
Com o resultado, o Brasil chegou ao 16º lugar no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, com um ouro - empatado com Cazaquistão. Somente Austrália e Nova Zelândia são os outros países do Hemisfério Sul com uma medalha em Olimpíadas de Inverno.
Próxima disputa
Lucas Pinheiro, que pela primeira vez representa o Brasil em Olimpíadas, pode somar ainda mais uma medalha olímpica. Na segunda-feira (16), o brasileiro descerá as montanhas pelo slalom.