Andre Baran, catarinense e atleta do Praia Clube, voltará ao topo do ranking mundial de beach tennis. Ao lado do italiano Michele Cappelletti, ele venceu o Sand Series de São Paulo neste sábado (26) e ganhou 600 pontos no ranking ITF, e com isso, sobe da 3ª para a 1ª posição. Baran começou a sua carreira no esporte no tênis de quadra, em que foi profissional e parceiro de Gustavo Kuerten, o Guga.
Na conquista deste sábado, a parceria Brasil/Itália superou de virada o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 10/5. A dupla derrotada estava nas duas melhores posições do ranking anteriormente.
Melhor brasileiro da história
Primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial em setembro de 2024, logo após ganhar a Copa do Mundo, Baran retoma sua posição ao enfileirar dois títulos seguidos. Na semana passada, ele ganhou o BT400 de Feira de Santana. Nesta temporada, ele enfrentou um início trepidante, ao perder três finais seguidas. Contudo, abril chegou com conquistas e retorno ao topo do mundo.
Em entrevista logo após a conquista, ele destacou que voltar à primeira posição, era de fato um objetivo.
"É muito gratificante ver todo o nosso esforço e o nosso suor sendo recompensados dessa maneira. A gente batalhou muito e desde o início da temporada tínhamos como objetivo voltar ao topo do ranking. Enfrentamos algumas dificuldades nos primeiros torneios, mas que serviram apenas para nos fortalecer e nos preparar para chegar até aqui”, disse o atleta do Praia Clube.
André e Capelleti voltam a jogar daqui a duas semanas, na Sand Series Classic, na Ilhas Reunião, na França.
André Baran, Guga e a mudança de carreira
Nascido em Florianópolis-SC, Braan foi treinado por Larri Passos, um dos maiores formadores de do Brasil. Passou por todas as competições de base e aos 16 anos já fez os primeiros pontos na ATP, ao disputar partidas profissionais. Foi dupla de Guga em 2008. Com 21 abandonou o esporte, foi estudar e trabalhar.
Quando já estava consolidado em uma nova carreira, dentro da administração de empresas, se apaixonou pelo beach tennis. Rapidamente se profissionalizou e desde 2019 ocupa o top 10 do ranking ITF.