O Kansas City Chiefs é o campeão da temporada 2023 da NFL. Com direito a prorrogação, os atuais campeões Chiefs venceram o San Francisco 49ers por 25 a 22 na última bola e conquistaram o Super Bowl LVIII neste domingo (11).
- Siga o canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A grande decisão da NFL ocorreu no Allegiant Stadium, em Las Vegas, Nevada. O jogo, marcado pela consistência defensiva, contou com o embate dos quarterbacks Patrick Mahomes, dos Chiefs, e Brock Purdy, dos 49ers.
Ao fim, melhor para Mahomes, decisivo na campanha final. O quarterback dos Chiefs também foi escolhido como o melhor jogador do Super Bowl e levou o prêmio de MVP para casa.
Apesar da notabilidade dos quarterbacks, os kickers Jake Moody e Harrison Butker, de San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs, respectivamente.
Como de praxe, o jogo contou com diversas celebridades nas arquibancadas, como a cantora Taylor Swift, namorada de Travis Kelce, tight end dos Chiefs.
O jogo
Os Niners inauguraram o placar com field goal de 55 jardas de Moody. Depois, San Francisco colocou 10 a 0 após touchdown do running back Christian McCaffrey, com 2:43 para o fim do primeiro tempo. Os Chiefs conseguiram anotar um field goal com o kicker Harrison Butker, e o jogo foi ao intervalo com 10 a 3 para San Francisco.
Depois da pausa para intervalo com direito a show do músico Usher, o ataque das equipes começou a encaixar mais. Butker anotou mais um field goal e diminuiu a diferença dos Niners, com Kansas City virando pouco depois.
O wide receiver Marquez Valdes-Scantling foi o responsável pela virada, após passe de Mahomes, com 13 a 10. Apesar disso, o wide receiver do Niners, Jauan Jennings, não deixou a vantagem subir e anotou novo touchdown, com 16 a 13. Depois, 5:47 para o fim do quarto período, novo field goal de Butker, e placar empatado em 16 a 16.
Com 1:57 para o fim, Moody reapareceu e recolocou os Niners à frente em 19 a 16 com field goal de 54 jardas. Em campanha rápida, os Chiefs avançaram, mas não conseguiram touchdown, e depois de field goal de Butker o Super Bowl foi para prorrogação com 19 a 19 no placar.
Na prorrogação, após nova campanha frustrada dos 49ers, Moody converteu field goal com 7:22 para o fim e colocou a equipe da Califórnia à frente, com 22 a 19. Na “ponta dos dedos”, os Chiefs não se abalaram e, pouco a pouco construíram o ataque.
Administrando bem o relógio e saindo de momentos de pressão, os Chiefs conseguiram vencer o Super Bowl na última bola. Mahomes encontrou o wide receiver Mecole Hardman Jr., que precisou correr três jardas e dar o quarto título da franquia (venceu também nas temporadas 1969, 2020 e 2022), com placar da partida finalizado em 25 a 22.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.