Ouvindo...

Saiba quem é o único jogador do Brasil na NFL e veja histórico de brasileiros na liga

Cairo Santos representa o Brasil na NFL desde 2014, mas não é o único brasileiro com carreira no futebol americano

Cairo Santos é o único brasileiro que vai jogar na NFL em 2023

Desde 2014, a NFL conta com ao menos um jogador brasileiro em todos os anos. Nesta quinta-feira (7), Kansas City Chiefs e Detroit Lions abrem mais uma temporada do futebol americano, e mais uma vez, o Brasil estará representado em um dos esportes mais lucrativos e assistidos do mundo.

Cairo Santos tem 31 anos, é natural de Limeira, no interior de São Paulo, e atua como Kicker pelo Chicago Bears. Ele foi para os Estados Unidos em 2007 para cursar o ensino médio na Flórida, e conseguiu bolsa de estudos na Universidade de Tulane, em Nova Orleans, para jogar futebol americano em 2012.

No primeiro ano universitário, Santos foi um dos destaques da posição no país. Mesmo jogando como kicker, a altura dele (cerca de 1,73m) foi um empecilho no desenvolvimento da carreira, mas em 2014, o jogador assinou contrato com o Kansas City Chiefs.

Lesões e reafirmação na NFL

Cairo jogou nos Chiefs até 2017, mas perdeu a posição por conta de uma lesão. No mesmo ano, assinou com o Chicago Bears, onde ficou poucos meses até o encerramento da temporada. Já em 2018, o kicker foi jogar no New York Jets, mas foi dispensado também por lesão.

Sem time para a temporada, o brasileiro conseguiu contrato com o Los Angeles Rams para substituir o kicker titular, que estava machucado. Quando ele se recuperou, Cairo enfrentou nova dispensa na NFL.

Para a temporada 2019, o kicker assinou com o Tampa Bay Buccaneers, mas foi cortado após a pré-temporada. Ele chegou a ser contratado também pelo Tennessee Titans, mas por conta da irregularidade, não seguiu na franquia. Em 2020, ele voltou ao Chicago Bears, time que defende até hoje como titular.

Veja os times em que Cairo Santos já jogou na NFL

  • 2014-17: KC Chiefs

  • 2017: Chicago Bears

  • 2018: Los Angeles Rams

  • 2018: Tampa Bay Buccaneers

  • 2019: Tennessee Titans

  • 2020-atual: Chicago Bears

Outros brasileiros que já jogaram na NFL

Cairo Santos foi o primeiro jogador nascido no Brasil a jogar uma partida da NFL, mas não foi o único. Além disso, outros nomes “não brasileiros”, mas de grande identificação com o país, também passaram pela liga nos últimos anos.

Breno Giacomini

Nascido no estado de Massachusetts, Breno tem 37 anos e é filho de pais brasileiros. Grande parte da família dele mora em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e por ter dupla cidadania, ele foi adotado pelo torcedor brasileiro.

Jogando como Right Tackle, Giacomini foi recrutado pelo Green Packers em 2008, mas viveu o melhor momento na liga quando atuava pelo Seattle Seahawks, onde foi campeão em 2014.

Durval Queiroz

Carinhosamente conhecido como “Duzão”, Durval Queiroz tem 31 anos e nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso. Ele foi o primeiro brasileiro na NFL que chegou vindo do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano e entrou na liga pelo programa International Player Pathway Program, que dá oportunidade a sete jogadores estrangeiros de disputarem quatro vagas na NFL.

Em 2019, “Duzão” assinou contrato de três anos com o Miami Dolphins, mas enfrentou alguns problemas no time da Flórida. O jogador trocou de posição, enfrentou as dificuldades da pandemia da Covid-19 e sofreu com lesões, o que levou à dispensa dele em 2022.

Pouco depois, o jogador foi anunciado pelo Galo FA, time de futebol americano do Atlético. Ele ficou pouco tempo no alvinegro e está aposentado desde o fim de 2022.

Rodrigo Blankership

O jogador de 26 anos nasceu no estádio da Geórgia, mas a mãe dele é de Recife, capital de Pernambuco. O kicker tem relação muito próxima com o Brasil e chegou a jogar nas categorias de base do Náutico, antes de focar a carreira no futebol americano. Naquele momento, ele seguiu os mesmos passos dos jogadores nascidos nos EUA, passando pela universidade e estando à disposição para ser selecionado no draft.

Blankership é o mais recente brasileiro a entrar na liga, em 2020, quando assinou contrato com o Indianapolis Colts como agente livre. Em 2022, foi para o Arizona Cardinals e neste ano assinou com o Tampa Bay Buccaneers.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.