Ouvindo...

Medalhista de ouro no atletismo questiona título de ‘campeão mundial’ na NBA

Noah Lyles, estadunidense vencedor de três medalhas de ouro no Mundial, usou exemplo do basquete para questionar título

Tricampeão no Mundial de Atletismo em Budapeste, na Hungria, o velocista estadunidense Noah Lyles questionou o fato de algumas ligas norte-americanas, como NFL, MLB e NBA, atribuírem o título de campeão mundial às equipes vencedoras. O atleta, de 26 anos, usou o exemplo da liga de basquete para demonstrar o incômodo.

“Sabe o que mais me incomoda? Quando eu assisto às finais da NBA e vejo ‘campeões mundiais’ no telão. Campeão mundial de quê? Dos Estados Unidos? Não me entendam mal, eu amo os EUA, às vezes, mas não é o mundo. Não é o mundo”, afirmou, em entrevista coletiva na última sexta-feira (25), na capital húngara.

“Nós somos o mundo. Nós temos quase todos os países aqui lutando, se esforçando e se dedicando pelas bandeiras, pelo país que eles representam. Não tem bandeiras de países na NBA”, completou.

Lyles venceu os 100m e 200m rasos e o 4x100m no Mundial de Budapeste. O estadunidense foi o primeiro a vencer os 100m e 200m no torneio desde o jamaicano Usain Bolt, em Pequim, na China, em 2015.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2021, Lyles ficou com a medalha de bronze nos 200m.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais