O ciclista Gino Mader faleceu nesta sexta-feira (16) após uma queda sofrida na quinta, durante a Volta da Suíça. O atleta sofreu uma queda grave no quilômetro 197, em uma descida. Mader caiu em um barranco, ficou inconsciente e foi reanimado ainda no local. Após o atendimento, foi levado para o hospital, onde não sobreviveu aos ferimentos.
Outro ciclista, Magnus Sheffield, também se envolveu no acidente, mas não se machucou gravemente.
A equipe de Mader prestou homenagens ao ciclista. Veja a nota na íntegra:
"É com profunda tristeza e pesar que anunciamos o falecimento de Gino Mäder. Na sexta-feira, 16 de junho, após uma queda gravíssima durante a etapa 5 do Tour de Suisse, Gino perdeu a batalha para se recuperar dos graves ferimentos sofridos. Toda a nossa equipe está devastada por este trágico acidente, e nossos pensamentos e orações estão com a família e entes queridos de Gino durante este período incrivelmente difícil.
Após o incidente em alta velocidade ocorrido na descida final da etapa de quinta-feira, o piloto de 26 anos foi resgatado no local por equipes médicas que também realizaram RCP, antes de ser levado de helicóptero ao hospital.
Apesar dos melhores esforços da equipe fenomenal do Hospital Chur, Gino não conseguiu superar este, seu último e maior desafio, e às 11h30 nos despedimos de uma das luzes brilhantes de nossa equipe.
Gino foi um desportista extraordinário, um exemplo de determinação, um membro valorizado da nossa equipe e de toda a comunidade do ciclismo. Seu talento, dedicação e paixão pelo esporte nos inspiraram a todos”.