Prospecto do meio-médio, Carlos Prates detalha caminho até o cinturão do UFC

Lutador brasileiro enfrentará o britânico Leon Edwards neste sábado (15), no UFC 322, nos Estados Unidos

Carlos Prates, lutador brasileiro do UFC

Classificado no top 10 da categoria peso meio-médio, Carlos Prates quer ser campeão do UFC. Em entrevista à Itatiaia, o lutador de 32 anos revelou que seja qual for o adversário no caminho, ele está preparado para enfrentar. O atleta da academia “Fighting Nerds” enfrentará o ex-campeão Leon Edwards no próximo sábado (15), no UFC 322, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O combate é considerado uma possível “semifinal” da divisão.

Ao observar a situação, ele entende que vencer o britânico de maneira dominante pode ser a brecha para ele ser o próximo desafiante.

“Cara acho que o ponto chave seja pressionar ele, fazer ele desistir, é, ficar em cima dele. Ele é um cara que se sente desconfortável quando precisa brigar. É um cara que leva a luta ali de um jeito chato. Ele ganha muita luta por decisão, então acredito que o caminho seja esse”, revelou Prates ao analisar a luta contra Edwards.

Com um estilo empolgante e visceral, Carlos Prates é observado com bons olhos pelo Ultimate. A prova disso é a inserção deste combate no card que definirá o campeão da categoria dos meio-médios. Islam Makhachev e Jack Della Maddalena farão a luta principal, pelo cinturão até 77 kg.

Nesse sentido, ao analisar a superluta, Carlos Prates discorda dos prognósticos que dão vantagem ao russo, que subiu da categoria dos leves em busca do segundo cinturão.

“Cara, acredito que o Jack dela Madalena vence. Ele é um cara um pouco mais forte, é um cara que já está acostumado na categoria. Então, acho que ele é o favorito. Não nas apostas , mas para mim acho que quem vai ganhar é o Jack Della Maddalena.

E se Makhachev vencer?

Islam Makhachev é considerado um dos maiores lutadores do UFC na atualidade. Com uma sequência invicta de mais de 10 anos, o russo só foi derrotado uma vez na carreira. Atual campeão dos pesos-leves, ele foi em busca do segundo cinturão nos meio-médios. Mesmo diante desse cenário, Carlos Prates minimizou o impacto do herdeiro do legado de Khabib Nurmagomedov na categoria de cima.

“Ah, não (terá impacto), acho que não, acho que a briga é continuar boa entre os outros contenders, para ver quem vai lutar pelo cinturão”, cravou.

Carlos Prates no UFC

Com mais de 100 lutas no Muay Thai, Carlos Prates surgiu como um fenômeno no UFC em 2023, vindo do Dana White Contender Series. Rapidamente, por conta do estilo agressivo e pela personalidade dentro e fora do octógono, Prates ascendeu no maior evento de MMA do mundo. Fumante assumido e amante da vida noturna, o brasileiro é um dos atletas mais carismáticos das lutas.

Foram quatro vitórias seguidas na organização, todas por nocaute. Devido ao desempenho, entrou no ranking e se tornou um dos queridinhos de Dana White. Contudo, em abril deste ano, encarou a primeira derrota, contra o também prospecto Ian Garry.

No entanto, mostrou resiliência e se recuperou, ao conseguir mais um nocaute contra Geoff Neal.

A luta contra Leon Edwards pode ser uma mola propulsora na carreira do brasileiro. Caso vença de maneira convincente, pode ser o próximo desafiante pelo cinturão dos meio-médios.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...