Alexandre Pantoja defenderá seu cinturão do peso-mosca do UFC em uma luta contra Joshua Van, um atleta birmanês de 23 anos, no UFC 323, que ocorrerá no dia 6 de dezembro em Las Vegas, EUA. Nesse mesmo evento, também está programado o combate entre o georgiano Merab Dvalishvili e o russo Petr Yan, valendo o cinturão dos pesos-galos. O anúncio ocorreu na tarde desta segunda-feira (13), por meio de post no Instagram.
Ele conquistou o título contra Brandon Moreno em julho de 2023. Essa será, portanto, a quinta defesa de título de Pantoja. Em sua luta mais recente, o brasileiro venceu Kai Kara-France por finalização no terceiro round, no UFC 317, realizado em junho deste ano.
Pantoja no UFC
Alexandre Pantoja é considerado um dos principais atletas peso por peso do Ultimate, ocupando a 5ª posição no ranking geral do UFC e se destacando como um dos campeões mais dominantes da atualidade. Atualmente, ele e Alex Poatan são os únicos brasileiros a possuírem cinturões na organização.
Merab x Yan 2
No combate entre Merab e Petr Yan, Dvalishvili será desafiado pelo russo em uma revanche pelo título dos pesos-galos. Merab vem de uma vitória convincente sobre Cory Sandhagen no UFC 320, também em Las Vegas.
No primeiro encontro entre Merab e Yan, realizado em março de 2023, o georgiano saiu vitorioso por decisão unânime dos juízes.