Brasileiro dispara em ranking do UFC e se aproxima de luta por cinturão

Carlos Prates derrotou Leon Edwards no último sábado (15), por nocaute, no UFC 322

Carlos Prates, lutador brasileiro do UFC

Após nocautear Leon Edwards no último sábado (15), Carlos Prates entrou no top 5 dos meio-médios (até 77kg) do UFC. Com o triunfo em Nova Iorque, o brasileiro subiu quatro posições na classificação, saiu do 9º para o 5º lugar. Assim sendo, está próximo de pleitear uma vaga para disputar o cinturão da categoria.

Edwards, derrotado por Carlos, caiu da 6ª para a 9ª colocação. Uma curiosidade é que o Brasil nunca teve um campeão nesta divisão, sendo essa a única sem representantes brasileiros com o cinturão.

O atual detentor do título é Islam Makhachev, que derrotou Jack Della Maddalena no mesmo card. Apesar do impacto do brasileiro, o russo descartou uma luta imediata contra Prates. Ele pediu o ex-campeão Kamaru Usman como próximo adversário.

A categoria é neste momento uma das mais disputadas da organização. Além do brasileiro da academia Fighting Nerds, são prospectos ao título: Michael Morales - que também nocauteou no UFC 322 - Ian Garry e Belal Muhammad - que se enfrentam neste sábado (22), no Catar.

Ranking dos meio-médios no UFC

Islam Makhachev - campeão

  1. Jack Della Maddalena
  2. Belal Muhammad
  3. Michael Morales
  4. Shavkat Rakhmonov
  5. Carlos Prates
  6. Ian Machado Garry
  7. Sean Brady
  8. Kamaru Usman
  9. Leon Edwards
  10. Joaquin Buckley

Carlos Prates no UFC

Carlos Prates comemora vitória no UFC

Com mais de 100 lutas no Muay Thai, Carlos Prates surgiu como um fenômeno no UFC em 2023, vindo do Dana White Contender Series. Rapidamente, por conta do estilo agressivo e pela personalidade dentro e fora do octógono, Prates ascendeu no maior evento de MMA do mundo. Fumante assumido e amante da vida noturna, o brasileiro é um dos atletas mais carismáticos das lutas.

Foram quatro vitórias seguidas na organização, todas por nocaute. Devido ao desempenho, entrou no ranking e se tornou um dos queridinhos de Dana White. Contudo, em abril deste ano, encarou a primeira derrota, contra o também prospecto Ian Garry.

No entanto, mostrou resiliência e se recuperou, ao conseguir dois nocautes em sequência, contra Geoff Neal e Leon Edwards.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...