Diferente do que prometeu o presidente da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), José Trindade, a obra de duplicação da Rua Artêmio Castro Valente, via que dá acesso ao estádio Barradão, não será entregue em 13 de maio de 2024, data que marca o aniversário de 125 anos do
Ainda em execução, a intervenção tem sofrido com as chuvas que afetaram a cidade de Salvador (BA) no último mês. Em contato com a Itatiaia, a Conder informou que, apesar dos esforços realizados para cumprir a promessa de Trindade, a entrega da obra só deve ser feita no final de julho, prazo estipulado inicialmente em contrato.
“A Conder cogitou a possibilidade de adiantar a entrega em um esforço para contemplar a data de aniversário do Vitória, no entanto, devido ao longo e inesperado período de chuva que tivemos, os trabalhos não puderam ser adiantados e a entrega ficará para a data inicialmente prevista em contrato, no fim de julho”, diz a nota enviada por e-mail.
De fato, a capital baiana registrou, em abril de 2024, o maior índice pluviométrico dos últimos 39 anos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês terminou com 821,7 milímetros de chuva em Salvador, número que representa aumento de 188% em relação à média climatológica, e de 320% em relação a 2023.
Obra milionária
A obra para a duplicação da Rua Artêmio Castro Valente foi iniciada em 19 de dezembro de 2023, quando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou a ordem de serviço para a execução.
À época, o presidente da Conder afirmou, em discurso para a imprensa: “Temos o compromisso com nós mesmos e com o governo do estado de terminarmos e entregarmos essa obra no aniversário do Vitória”.
Imagem mostra o início das obras da via de acesso ao Barradão
Apesar da promessa não cumprida, a intervenção não está oficialmente atrasada, e o Leão segue mandando seus jogos normalmente no Barradão.
Com um investimento de R$ 11,8 milhões e extensão de 1,2 quilômetros, a obra contemplará o trecho entre a Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão) e a Praça Júlio Rêgo, localizada no acesso ao Estádio Manoel Barradas (Barradão).
Serão duas faixas por sentido, além da construção de canteiro central, iluminação, drenagem, sinalização, paisagismo e urbanização.
A ideia é melhorar o fluxo de veículos na região. Especialmente em dias de jogos do Vitória, o trânsito fica muito intenso, e moradores dos bairros de Canabrava, Trobogy e Pau da Lima sentem as consequências.
O governo publicou, em julho de 2023, um vídeo mostrando como vai ficar a via. Confira:
🗣️Alô, torcedores do @ECVitoria! A duplicação da Rua Artêmio Valente vem aí! Serão mais duas faixas por sentido e duas ciclofaixas para facilitar ainda mais o acesso ao #Barradão! O #GovBA lançará o edital de licitação para a obra nesta terça (25). pic.twitter.com/WEcbU8ujPn
— GovBa (@governodabahia) July 24, 2023