Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Ramón Díaz cumpre promessa e evita rebaixamento do Vasco: ‘Nunca mais pode viver isso’

Treinador destacou empenho da equipe, mas afirma que o clube precisa buscar melhroes posições no próximo Campeonato Brasileiro

53380827154_58745857ea_h.jpg

Ramón Díaz ajudou o Vasco a evitar o rebaixamento no Brasileiro

Leandro Amorim/Vasco

‘No vá bajar’. Não será rebaixado em espanhol. Essa foi a frase mais utilizada pelo técnico Ramón Díaz desde sua chegada ao Vasco. E o argentino cumpriu. Após a vitória sobre o Red Bull Bragantino, por 2 a 1, em São Januário, realmente o Cruz-Maltino se manteve na Série A do Campeonato Brasileiro.

E o momento foi desfrutado por todo elenco pelo técnico Ramón Díaz. Após a vitória, e totalmente aliviado, o treinador fez um desabafo e pediu: o Vasco nunca mais pode viver um momento como esse por ser um gigante do futebol brasileiro.

“O Vasco é um time grande. Não tem que passar nunca mais por essa situação. Tem que ter mentalidade de equipe grande”, afirmou, lamentando a luta até os últimos minutos para se livrar do rebaixamento:

“Os jogadores foram os verdadeiros protagonistas disso tudo. Eles fizeram um “click”, uma mudança de mentalidade, nos treinamentos, no trabalho. Eles queriam ultrapassar as dificuldades que tiveram no primeiro turno. Eles foram muito importantes nos últimos dias. Minha equipe de trabalho também soube transmitir aos mais jovens, eles tiveram que se adaptar ao treinamento, à mentalidade do treinador, sabendo que o momento era difícil. Íamos lutar até o final. Quando faltavam sete, oito minutos, o Vasco estava caindo, porque o Bahia estava ganhando, o Santos estava empatando, nós também. Mas pelo caráter do treinador, tanto meu quanto do Emiliano, do preparador, dos dirigentes, eles tiveram a mentalidade para a luta”, destacou.

Questionado como tinha a certeza que o Vasco não seria rebaixado, Díaz garantiu que a mentalidade otimista foi um divisor de águas para o clube se safar da Série B.

“Quando estou convencido de algo, não há nada na vida que não possa ser feito. É um exemplo para jovens e todos. Quando você se propõe a algo na vida, tem que estar convencido de que vai fazer. Com muito esforço e dedicação. Por isso que achamos que o Vasco não iria cair. Foi um objetivo que colocamos”, contou.

Desafio na carreira

Dos 45 pontos conquistados pelo Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro, Ramón Díaz foi o responsável por 36 desses. E o técnico enxergou como um dos maiores desafios da carreira.

“O que tenho que dizer é que são quase 27 anos que sou técnico. Esse foi um desafio importante para mim e minha comissão. Queríamos mostrar que poderíamos trabalhar no Brasil. Esse otimismo e mentalidade é o que transmitimos que possamos conseguir e realizar. Eu e minha comissão temos que agradecer demais aos jogadores, que são os verdadeiros protagonistas. Cada partida era dramática para o Vasco. Não podia perder, inclusive as partidas que não poderíamos perder pontos. Os verdadeiros protagonistas são os jogadores e tenho que agradecer a eles”, afirmou.

Sobre a permanência em 2024, mesmo com contrato até dezembro do próximo ano, o argentino preferiu despistar.

“Estamos muito felizes pelo o que fizemos. Hoje estamos desfrutando de um momento muito lindo e depois vamos decidir”, resumiu.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais