O Vasco praticamente viu seu risco de ser rebaixado aumentar significativamente, após a derrota para o Corinthians. Porém, o Cruz-Maltino ganhou nova chance de depender somente das suas forças para se manter na elite, com a derrota do Bahia para o São Paulo, na quarta-feira (29).
Para isso, o Vasco tem duelos contra Grêmio, no domingo (3), às 18h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio, e encerra sua participação no dia 6, quarta-feira, diante do Red Bull Bragantino, às 21h30 (de Brasília), em São Januário. Basta vencer ambos que a permanência está sacramentada. O Vasco é o 16º colocado, com 42 pontos, um a mais que o Bahia, o primeiro do Z4.
Caso não consiga vencer ambas as partidas, o Vasco precisa que o Bahia some, no máximo, o mesmo número de pontos, pois a diferença se manteria em um. Se perder ambos os jogos ou somar apenas um ponto, o Cruz-Maltino precisa também torcer para que o Goiás não vença seus três jogos.
O time goiano tem 35 pontos e pode chegar aos 44 pontos. Se vencer todas, e o Vasco empatar as duas, por exemplo, os dois encerram com 11 vitórias e a disputa vai para o saldo de gols. Hoje, os cariocas estão com um saldo de cinco superior aos goianos.
No caso de dois empates do Vasco e uma vitória simples do Bahia, quem está rebaixado é o clube carioca. Nesse mesmo cenário, com duas derrotas do Santos, o Peixe é quem acaba atrás do Cruz-Maltino com 43 pontos.
O risco de rebaixamento do Vasco, atualmente, é de 32,1%, enquanto o Bahia tem 50,4% e o Goiás 99,2%. O Santos está com 16%, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).