Prestes a ser anunciado como reforço do Vasco, o zagueiro Gary Medel desembarcou, na manhã deste sábado (8), no Rio de Janeiro. O chileno passará por exames médicos antes de assinar contrato até o fim de 2024. O vínculo ainda contará com uma cláusula de renovação por mais um ano de acordo com metas.
O Vasco esperava respostas do capitão da Seleção Chilena até o início desta semana. Contudo, questões pessoais e burocráticas do jogador acabaram adiando o acordo. O clube foi avisado pelo estafe de Medel que ele vai aceitar a oferta.
Experiente e em atividade normalmente, o jogador de 35 anos chega para ser uma espécie de líder do grupo vascaíno, ao lado de outros atletas que já estão na equipe. O longo contrato com o veterano chileno foi o que aproximou Medel do futebol brasileiro.
Além disso, o jogador tem vonatde de estar na próxima Copa do Mundo, de 2026. A tendência, por ser capitão da seleção de seu país, é que o zagueiro participe de todo o ciclo das Eliminatórias, além da disputa da próxima Copa América.
Perfil de ídolo
Ele soma 155 jogos pela seleção do Chile e segue sendo um dos prinicpais jogadores do elenco. Medel fez carreira no futebol italiano e seu último clube foi o Bologna-ITA, onde atuou nas últimas quatro temporadas. Nesta última, foram 31 jogos.
Apesar da idade elevada, Medel entrou no radar e o clube não mediu esforços pelo jogador após ver a condição física. Podendo atuar como zagueiro e volante, ele chega para suprir duas carências do elenco atual.
Outro fator que pesou para a contratação de Medel, é que ele é o perfil aguerrido, que o coloca um status de potencial ídolo e querio pela torcida do Vasco. Nos corredores, é falado como um escudo para 777 Partners, detentora da SAF do clube. Os vencimentos dele serão acima do orçamento.