Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Recorde negativo: Sport tem uma das piores campanhas da história do Brasileirão

Largada do Leão da Ilha é pior que a da Chapecoense, clube que fez menos pontos em uma edição

Sérgio Oliveira, meia do Sport

O Sport protagoniza um dos piores inícios de campanha da história da Série A do Campeonato Brasileiro. Após nove rodadas do Brasileirão 2025, o Leão da Ilha ainda não venceu, soma apenas dois pontos e amarga a lanterna da competição.

Em 40 participações na elite nacional desde 1971, o Leão da Ilha nunca começou tão mal um campeonato. O desempenho atual supera negativamente todas as edições anteriores, incluindo aquelas em que o clube foi rebaixado.

O retrospecto rubro-negro em 2025 já se iguala às piores campanhas dos pontos corridos, formato adotado em 2003. Somente Athletico-PR (2011) e Atlético-GO (2012) também somaram apenas dois pontos nas primeiras nove rodadas. Ambos foram rebaixados ao fim da temporada.

O cenário é ainda mais alarmante quando comparado à Chapecoense de 2021, dona da pior campanha da história da era dos pontos corridos: o time catarinense fez apenas 15 pontos em 38 jogos, mas após nove rodadas já havia somado quatro, o dobro da pontuação do Sport.

Além da pontuação escassa, o desempenho em campo é preocupante. O Sport tem o pior ataque do campeonato, com apenas quatro gols marcados. O segundo pior, o Santos, já balançou as redes sete vezes. Na defesa, o time pernambucano sofreu 16 gols, ficando atrás apenas do Juventude, com 18.

Leia também

Com apenas onze dias no comando da equipe, o técnico português António Oliveira reconhece a pressão e a urgência por resultados positivos, mas vê a parada do campeonato durante o Mundial de Clubes como uma saída.

“Preciso de vitórias, e é isso que nos traz confiança. É muito mais fácil trabalhar em cima de vitórias do que de outros resultados. O emocional está diretamente ligado ao resultado”, afirmou após a última derrota.

“É evidente que haverá uma parada por causa do Mundial de Clubes, e acredito que ela será determinante para nós. Mas, até lá, precisamos conquistar o maior número de pontos possível. Vai ser duro, mas vai valer a pena”, complementou.

Na 10ª rodada do Brasileirão, o Sport recebe o Internacional na Ilha do Retiro, no Recife. A partida está marcada para domingo (25), às 16h (de Brasília). O Colorado tem 10 pontos em oito jogos e está na 15ª posição.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.