O Sport anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (9), a contratação do português António Oliveira como novo treinador da equipe. Aos 42 anos, o técnico chega com a missão de reverter a crise no clube, que é o lanterna do Campeonato Brasileiro.
O treinador assinou contrato com o Leão da Ilha até o fim de 2025, com cláusula de renovação automática em caso de classificação para a Copa Sul-Americana.
António Oliveira substitui o compatriota Pepa, demitido no último fim de semana, e é considerado pela diretoria rubro-negra como o nome ideal para conduzir o Leão da Ilha em busca da permanência na elite do futebol brasileiro.
O treinador reúne características valorizadas pela cúpula do clube, como perfil de liderança, conhecimento do cenário nacional e de parte do elenco. Do elenco atual, António já trabalhou com o lateral Matheus Alexandre e o atacante Zé Roberto, além de ter boa relação com os também portugueses João Silva, Sérgio Oliveira e Gonçalo Paciência.
A experiência do técnico em solo brasileiro é ampla. Ele comandou equipes como Athletico-PR, Cuiabá, Santos, Coritiba e, mais recentemente, o Corinthians, onde teve a maior visibilidade da carreira. No clube paulista, acumulou 13 vitórias, nove empates e sete derrotas em 29 partidas — um aproveitamento de 55,1%.
Antes de se consolidar como treinador, António Oliveira iniciou a carreira como auxiliar técnico, incluindo uma passagem no sub-17 do Benfica e no Tractor, do Irã, onde trabalhou ao lado do pai entre 2012 e 2016. No Brasil, ganhou espaço a partir de 2020, primeiro como auxiliar de Jesualdo Ferreira no Santos, depois promovido no Athletico-PR.
A estreia de António Oliveira deve ser neste fim de semana. O Sport é o próximo adversário do Cruzeiro no Brasileirão, em jogo válido pela 8ª rodada. A partida está marcada para domingo (11), às 16h (de Brasília), na Ilha do Retiro, no Recife.