O
Zé Lucas teve um bom aumento salarial, o que fez sua multa rescisória a clubes brasileiros subir para R$ 50 milhões. Para o exterior, o estipulado em contrato é 50 milhões de euros (R$ 300 milhões). Na terça-feira (4), ele foi titular na derrota do Sport para o Fortaleza, por 2 a 0. Bobeou no segundo gol, ao dar condição de jogo a Breno Lopes e não conseguir acompanhá-lo na corrida. Normal para um adolescente em início de carreira.
Técnico do Tricolor cearense, Juan Pablo Vojvoda admitiu que fez um alerta a seus jogadores para terem cuidado com o garoto.
“Eu pedi atenção aos meus volantes e aos meus atacantes porque, se é um garoto de 16 anos, algo tem. Não é qualquer jogador dessa idade que joga em um futebol tão competitivo como o brasileiro”, disse Vojvoda.
“Analisamos Zé Lucas, um primeiro volante, jogando muitas vezes em tripé. Analisamos dois ou três jogos porque não havia mais deste ano. Eu queria ter o material recente do Sport. E também assisti a um jogador hoje, um jogador com personalidade, boa técnica”, completou Vojvoda.
Zé Lucas iniciou 2025 no time Sub-20, algo que já chama a atenção porque, pela idade, deveria estar no Sub-17. O time pernambucano fez os primeiros jogos da temporada com atletas da base, para completar a pré-temporada do elenco principal, e logo o volante chamou a atenção do técnico Pepa.
E se tem elogio de treinador rival, tem também “rasgação de seda” dentro de casa, mas sempre acompanhado do discurso de “vamos ter calma para não atrapalhar a carreira”.
“O Zé é um menino da nossa base que está, acima de tudo, com muita humildade, pés no chão, e estamos a ajudá-lo a crescer. E não há melhor forma de crescer do que a competir. Só que depois é um competir que está a agarrar as oportunidades”, disse Pepa.
No Sport desde os 8 anos, quando chegou para jogar futsal, migrou para o campo em 2021, ao Sub-13. Zé Lucas fez seis jogos em 2025 no profissional, todos como titular. Mas estará fora do próximo compromisso, neste sábado (8), frente ao Maguary, pelo Pernambucano, porque está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.