Com o prazo para inscrições de chapas encerrado, a eleição para a presidência do
Em documento enviado à Comissão Eleitoral, ao qual a Itatiaia teve acesso, a oposição aponta que Romão estaria violando o artigo 85 do Estatuto Social do Rubro-Negro pernambucano, que diz:
“O Presidente Executivo é eleito, juntamente com um Vice-Presidente Executivo, pela AGO, em escrutínio secreto, para mandato de dois anos, sendo vetado o exercício de mais de dois mandatos consecutivos”.
Antes vice-presidente, Yuri Romão assumiu a presidência do Sport em outubro de 2021, durante o biênio de 2021-22, após a renúncia de Leandro Lopes do cargo. Depois, o mandatário se candidatou e venceu a eleição para o biênio 2023-24. Na visão da “Leões pela Mudança”, o gestor estaria concorrendo, agora, a um terceiro mandato.
“Os representantes da chapa destacam que permitir a continuidade da candidatura seria uma violação aos princípios de moralidade, impessoalidade e alternância de poder, fundamentais para a governança democrática do clube. A decisão da Comissão Eleitoral será aguardada com grande expectativa pelos associados e torcedores”, diz a nota da chapa de oposição.
Procurada pela reportagem da Itatiaia, a assessoria da campanha de Yuri Romão ainda não se manifestou. Assim que isso acontecer, a matéria será atualizada.
Eleição no Sport
A eleição no Sport está marcada para o dia 16 de dezembro. Os sócios escolherão quem comandará o clube pelo biênio 2025-26. A inscrição das chapas foi encerrada às 17h (de Brasília) dessa sexta-feira.
Conforme previsto no Estatuto Social do Leão, apenas associados maiores de 18 anos, adimplentes e que tenham ingressado no quadro social até o dia 16 de dezembro de 2023 estarão aptos a voto. Três chapas irão concorrer no pleito.
Confira chapas
É Daqui pra Cima (situação)
- Presidente: Yuri Romão
- Vice-presidente: Raphael Campos
- Número: 20
Leões pela Mudança (oposição)
- Presidente: Rafael Arruda
- Vice-presidente: Matheus Souto Maior
- Número: 10
Sport para Todos (oposição)
- Presidente: Carlos Antônio Filho
- Vice-presidente: Marcos Cabral
- Número: 30