O ano de 2023 ainda assombra o Sport. Quando o acesso parecia encaminhado, uma queda brusca de desempenho na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro acabou com o sonho rubro-negro de voltar à elite do futebol nacional. O clube pernambucano terminou a competição na sétima posição, com 63 pontos - um a menos que o Atlético-GO, quarto colocado.
Após 32 rodadas disputadas na Segundona de 2024, o cenário é parecido com o daquela temporada. O Leão tem os mesmos 56 pontos e ocupa, novamente, a vice-liderança.
As únicas diferenças são as distâncias para o líder e para o quinto colocado. No ano passado, o Vitória era o primeiro colocado, com 62 pontos, e o Guarani, com 54, estava na porta da zona de classificação à Série A.
Agora, o Rubro-Negro está empatado em pontos com o líder Santos e tem cinco a mais que o Ceará, primeiro clube fora do G4.
“Há uma ferida aberta grande. E nós queremos fechar essa ferida. Mas não sozinhos. Somos nós, a torcida e todo mundo”, afirmou o técnico Pepa, em entrevista coletiva concedida nesse domingo (20), após a vitória sobre o Botafogo-SP, pela 32ª rodada.
Como evitar o ‘fantasma’?
Em 2023, o Sport se tornou o primeiro time da história dos pontos corridos na Série B a não conquistar o acesso depois de fazer 56 pontos nas primeiras 32 rodadas. Pepa deu a “receita” para o Leão evitar esse “fantasma” na atual temporada.
“Acima de tudo, mantermos esse equilíbrio. É difícil manter aquele nível de excelência o jogo todo. Não jogamos sozinhos. Há qualidade do outro lado. O jogo tem vários momentos e é importante ter esse equilíbrio. [Mas] A equipe que for mais equilibrada nessa reta final vai conseguir os seus objetivos. Cada vez há menos margem”, destacou.
Até o fim da Segundona, o Rubro-Negro terá pela frente Guarani (em casa), América (fora), Operário (fora), Chapecoense (em casa), Ponte Preta (fora) e Santos (em casa). O próximo compromisso, contra o Bugre, será na quinta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, no Recife (PE).
Chances de acesso e título
Segundo dados do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Sport
Veja ranking completo*
- Sport - 94%
- Santos - 87,1%
- Novorizontino - 69,7%
- Mirassol - 65,9%
- Ceará - 39,1%
- Vila Nova - 23,2%
- América - 7,3%
- Coritiba - 6,2%
- Operário - 4,7%
- Amazonas - 2,9%
- Goiás - 0,66%
- Avaí - 0,23%
*Os demais clubes não têm mais chances de acesso à Série A