Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Sindicato pede provas ao presidente do Sport após acusações a jornalistas

Yuri Romão afirmou ter recibos de pagamento a jornalistas de gestões anteriores

Presidente do Sport, Yuri Romão, disse ter provas de corrupção da imprensa

Horas depois de afirmar que tem recebidos de pagamentos à imprensa, realizado por gestões anteriores, sugerindo haver uma corrupção da classe, o presidente do Sport, Yuri Romão, foi alvo de questionamentos do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope). A entidade que representa a classe de comunicadores pediu que o mandatário rubro-negro apresentasse as provas que diz ter.

“Quero que aponte qualquer sacanagem desta direção. Mas tenho recebido de vários de vocês[da imprensa] que recebiam de gestões anteriores. E o bandido sou eu? Vamos ter cuidado. Aqui não tem bandido. Estamos nos doando. Tudo o que vocês falam a torcida interpreta. Será que vale a pena continuar dessa forma? A gente querer salvador o Sport, o futebol pernambucano e vocês incentivando ilação. Se teve no passado, não interessa, mas nessa gestão, ouso a dizer me apresente qualquer esquema. Está na hora de dar um basta nisso”, afirmou o mandatário, visivelmente irritado.

As declarações vieram durante uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (30), quando Yuri Romão apresentou o novo coordenador de futebol do clube, Ricardo Drubscky e, na ocasião, foi também questionado sobre ilações feitas por torcedores e parte da imprensa sobre a relação do clube com um empresário de futebol. Irritado, rebateu fazendo ele ilações à imprensa.

No ímpeto de se defender, Yuri Romão também fez acusações de corrupção da imprensa pernambucana que, segundo ele, recebia benefícios financeiros do clube.

“O Sinjope considera a denúncia de enorme gravidade e irá solicitar ainda, por meio de medidas cabíveis, a investigação rigorosa dos fatos, em nome da verdade e do respeito à categoria, que não pode ser jogada na vala comum diante de acusações, sem apresentação de provas. Se o presidente do rubro-negro pernambucano têm recibos em mãos, que eles sejam apresentados publicamente”, informou, em nota, a entidade que representa a classe.

Na mesma entrevista, Yuri Romão também fez críticas direcionadas a um veículo de comunicação pernambucano, que teria noticiou, na visão do mandatário, maldosamente, uma informação errada quando o ex-técnico Enderson Moreira não relacionou Diego Souza para uma partida, contra o Criciúma, na 27ª rodada da Série B.

“E se alguém agride Enderson por mentira? Manchete mentirosa. Estou tomando a liberdade para pedir a vocês: vamos mudar essa linha editorial, vamos enxergar o que há de bom futebol. Este foi um desabafo que há muito tempo estava querendo fazer. E quando vi essa baboseira, isso para mim chegou no limite. Não temos nenhuma relação comercial com o senhor Francis Melo”, disse Romão.

Nota do Sinjope na íntegra

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e a FENAJ repudiam às declarações do presidente do Sport Club do Recife, Yuri Romão, e requer a apresentação de provas dos fatos mencionados por ele a respeito de jornalistas pernambucanos, durante entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (30/11), na sede do clube da Praça da Bandeira. Segundo Yuri Romão, ele teria em mãos recibos de gestões anteriores comprovando pagamentos à imprensa, por parte do Sport para a veiculação de notícias positivas sobre o clube.

O Sinjope considera a denúncia de enorme gravidade e irá solicitar ainda, por meio de medidas cabíveis, a investigação rigorosa dos fatos, em nome da verdade e do respeito à categoria, que não pode ser jogada na vala comum diante de acusações, sem apresentação de provas. Se o presidente do rubro-negro pernambucano têm recibos em mãos, que eles sejam apresentados publicamente.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.