Na longa entrevista coletiva concedida pelo presidente do Sport, Yuri Romão, na noite deste sábado (25), na Ilha do Retiro, uma das indagações o levou a responder sobre o caso envolvendo Igor Cariús. O lateral-esquerdo foi condenado em agosto, por manipulação de resultados, a inicialmente 540 dias (reduzido adiante para 360 dias). Apesar de inapto a atuar e dos questionamentos éticos e morais acerca do caso, o atleta foi mantido no clube.
De acordo com Yuri Romão, após a decisão ser tomada pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e de não haver mais hipótese de reverter a condenação no âmbito da investigação de manipulação de resultados envolvendo apostas esportivas, Cariús passou a não receber mais o direito de imagem (maior fatia do salário). Ficou, no entanto, recebendo o valor relativo à carteira de trabalho (CLT). Os valores não foram esclarecidos.
“Inicialmente, havia o entendimento entre o jurídico do clube e o do atleta que havia a possibilidade de reversão da pena. Igor, atleta que desde que chegou ao clube, foi um homem de excelente caráter. Todos gostam dele. Mas, quando houve o final da tentativa, ato contínuo, o nosso jurídico conversou com o atleta e foi feita a rescisão contratual”, revelou Yuri Romão.
Esta rescisão, porém, não havia se tornado pública até então.
“Ele não tinha direito de imagem, estava na CLT. Não recebia direito de imagem. Concordo que seria, do ponto de vista de governança e compliance, manter um atleta, um funcionário nessas condições não seria ideal, mas havia o entendimento jurídico de que poderia ser revertido”, complementou o presidente do Sport.
Apesar da explicação, confusão, era sabido desde que o jogador foi julgado pelo Pleno do STJD que ele não poderia mais atuar. Ainda assim, condenado por manipulação de jogos, foi mantido no elenco. O último jogo do atleta foi em 28 de julho, contra o CRB.
Igor Cariús foi contratado em dezembro de 2022, após passagem pelo Cuiabá, com contrato justamente até novembro de 2023. Ele fez 48 jogos pelo Leão da Ilha do Retiro (35 como titular), com um gol e oito assistências.