Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Apresentado, Thiago Larghi explica por que aceitou treinar sub-20 do Sport

Treinador de 43 anos afirmou que foi atraído pelo clube com projeto apresentado com estrutura para qualificar a base rubro-negra

Thiago Larghi foi apresentado ao lado da direção do Sport

“Entendo que uma identificação com o clube é algo que transpassa o aspecto técnico”. A frase resume bem o sentimento do técnico na chegada ao Leão e foi uma das primeiras proferidas por Thiago Larghi, novo coordenador metodológico e técnico do sub-20, na sua apresentação oficial no Sport, realizada na manhã desta terça-feira (26), na Ilha do Retiro. Treinador com passagens pelas equipes profissionais do Atlético e Goiás, ele explicou por que aceitou o desafio de liderar um projeto com atletas ainda em formação.


“A conversa foi muito simples e direta. A gente conversou daquilo que o Sport vem fazendo nas divisões de base, e aquilo que o Sport como clube vem fazendo, se estruturando, vem se reerguendo. Vem tendo credibilidade no que faz. A gente vê investimento no CT acontecendo e foi uma conversa franca, aberta. Eu vi seriedade na palavra e naquilo que vem sendo conduzido”, afirmou o técnico de 43 anos.

Estiveram na apresentação de Larghi, o presidente do clube, Yuri Romão; o coordenador-geral da base rubro-negra, João Marcelo Barros; e executivo de futebol da base, Rafael Fernandes. Todos reforçando o investimento e o pensamento que o clube tem implantado em fase das suas categorias de formação um celeiro de bons atletas para a equipe principais e como investimento para futuras vendas.

“Ao longo do meu período à frente da gestão, há dois anos, a gente vem lutando para poder diluir a pressão financeira no clube. E a base sempre vai se um dos pilares de sustentação de previsibilidade desportiva e financeira aqui dentro. E o departamento de base ganha uma envergadura com Larghi, buscando um novo patamar de desenvolvimento, seja ele em campo ou do ponto de vista tecnológico e de estrutura”, disse Yuri Romão.

“Há uma estruturação física, com aquisição e retenção de bons jogadores dentro das categorias de base. Há um material humano e agora a gente entra com uma metodologia para otimizar o desempenho dos jogadores. Essa é a nossa missão aqui dentro, desenvolver jogadores para o futebol e disputar as principais competições de base”, acrescentou Thiago Larghi.

E o futuro?

Questionado sobre o projeto de carreira, se teria, por exemplo, pretensões de voltar a trabalhar com uma equipe profissional, Larghi afirmou que está focado no momento.

“Na minha primeira conversa com os atletas ontem falei da importância de se manter focado no tempo presente. A gente só consegue render se estiver focado naquilo que acontece. O projeto foi me apresentado com seriedade. Entendo que o clube está se estruturando muito bem. E, para mim, fazer parte projeto é uma satisfação. Tenho como missão ajudar no desenvolvimento metodológico das categorias. O futebol já me proporcionou umas experiências boas e compartilhar conhecimento é uma das missões que a gente tem. O projeto do clube em si, tendo as categorias de base forte, enfatizo aqui que clubes grandes do futebol brasileiro conseguiram mudar de patamar com grandes vendas e isso também pode acontecer aqui. Acredito neste trabalho que requer tempo, paciência e estou focado no momento presente para entregar o melhor para eles”, pontuou.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.