O Sport fez o dever de casa. Diante da equipe vice-lanterna da competição e dona do pior retrospecto como visitante na competição, o Leão se impôs na Ilha do Retiro e venceu o Londrina, na noite deste sábado (23), por 4 a 0, encerrando um curto, mas incômodo jejum de dois jogos sem triunfos diante da torcida. Os gols foram marcados por Jorginho, Labandeira, Michel Lima e Fábio Matheus.
A vitória, a segunda consecutiva (
Leão se aproximando do acesso
Com o resultado, o Sport alcançou os 53 pontos, deixando para trás o Guarani (50) e se reaproximando do líder Vitória (55). Mais importante, o Leão também abriu cinco pontos de vantagem para o Criciúma, primeira equipe fora do G4.
A equipe rubro-negra precisa agora de 12 pontos em 27 possíveis para concretizar o acesso - ou seja, mais quatro vitórias nas nove rodadas restantes,
O Londrina, por sua vez, com 21, mantém-se na vice-lanterna da competição, chegando ao sétimo jogo consecutivo sem vitórias e enterrado na zona de rebaixamento.
Diego Souza e o recorde de público
O Sport recebeu a capacidade máxima atual da Ilha do Retiro, com público de 26.345 torcedores. O jogo também marcou a reestreia de Diego Souza diante da torcida rubro-negra. Apesar da festa das arquibancadas, o atacante, que entrou em campo aos 24 minutos do segundo tempo, não marcou.
Próximos compromissos
O Sport volta a jogar na próxima sexta-feira (29), quando visitará o Avaí, em Florianópolis. Um dia antes, na quinta-feira (28), o Londrina receberá o Sampaio Corrêa no estádio do Café.
Principais lances do jogo
O Sport fez um primeiro tempo consistente diante do Londrina. Fez por onde abrir caminho para a vitória, buscando sedimentar a vantagem desde os minutos iniciais. Empurrado pela torcida, o Leão desperdiçou uma série de oportunidades, com Jorginho, aos 4, Labandeira, aos 11 e Alisson Cassiano, aos 15 e 25.
O gol rubro-negro já estava maduro quando Jorginho puxou um contra-ataque em velocidade, tabelou com Labandeira, e finalizou cruzado, com precisão, para abrir o placar aos 30 minutos. O Londrina teve a chance do empate aos 36, quando Ariel recebeu cruzamento na área sozinho, mas cabeceou fraco e Denis pegou. Por fim, aos 48, Jorginho quase amplia com finalização que desviou em João Paulo e Neneca salvou.
O segundo tempo começou num ritmo mais intenso. Logo aos 2 minutos, Iago Dias recebeu na área e soltou uma bomba para grande defesa de Denis. No lance seguinte, o castigo para os paranaenses. Lucas Mendes cochilou, perdeu a bola para Labandeira, que avançou e bateu na saída de Neneca: 2 a 0.
Aos 9, mais uma grande defesa de Denis: bola de Ariel para William Barbio finalizar quase à queima roupas e o goleiro rubro-negro brilhar novamente. No minuto seguinte, Ariel até chegou a marcar, mas o lance foi invalidado pelo VAR, por impedimento.
Aos 16, foi a vez de Fabinho mandar uma bomba de fora da área. Bola foi à esquerda de Neneca. Aos 27, Labandeira fez jogada individual e obrigou a Neneca a salvar mais uma vez. O terceiro do Leão viria aos 28. A zaga do Londrina cortou mal, a bola sobrou para Michel Lima soltar uma bomba dentro da área, indefensável para Neneca: 3 a 0.
O Sport voltou a ampliar aos 39. Escaneio de Alan Ruiz para Fábio Matheus cabecear com facilidade e dar números finais ao jogo
Sport 4 x 0 Londrina
Sport
Denis, Roberto Rosales, Sabino, Alisson Cassiano e Felipinho; Ronaldo Henrique (Felipe), Fabinho e Jorginho (Diego Souza); João Peglow (Michel Lima), Facundo Labandeira (Fábio Matheus) e Vagner Love (Alan Ruiz). Técnico: Enderson Moreira.
Londrina
Neneca; Lucas Mendes (Igor França), Gabriel, Rafael Vaz e Marcos Pedro; João Paulo, Rodrigo (Moisés Gaúcho) e Ariel (Garraty); Paulinho Moccelin (Everton), William Barbio (Peu) e Iago Dias. Técnico: Roberto Fonseca.
Gols
Jorginho (30min1T), Labandeira (3min2T), Michel Lima (28min2T) e Fábio Matheus (39min2T), para o Sport.
Cartões amarelos
João Peglow e Alan Ruiz, para o Sport; Rodrigo, Garraty e Moisés Gaúcho, para o Londrina.
Público 26.345.
Renda: R$ 496.935,00.
Motivo: 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 23 de setembro de 2023 (sábado), às 20h45 (de Brasília).
Local: Ilha do Retiro, no Recife.
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF).
Auxiliares: Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA-RJ).