O Sport segue esteve próximo de conseguir a sua segunda vitória como visitante nesta Série B. Vencia, com gol de Fábio Matheus, a Chapecoense, na noite desta terça-feira (27), até os 44 minutos do segundo tempo. Parecia que o Leão conseguiria superar os desfalques de dois dos seus principais jogadores, os atacantes Vagner Love e Luciano Juba, lesionados. Mas não deu. Pressionada, a equipe rubro-negra cedeu o empate no final, com gol catarinense marcado por Bruno Nazário.
Apesar do novo tropeço longe da Ilha do Retiro, o Sport chegou ao oitavo jogo de invencibilidade na competição - com seis vitórias e dois empates nesta sequência. Por outro lado, a Chape, apesar de comemorar o ponto somado no fim do jogo, em sentido inverso ao Leão, chegou ao oitavo jogo sem vencer na competição.
Como fica a classificação
Com o empate, o Sport perdeu a oportunidade de tentar chegar à liderança da Série B. Agora com 28 pontos, a equipe do técnico Enderson Moreira manteve provisoriamente a vice-liderança, mas poderá perder posições com o decorrer da rodada.
A Chapecoense, por sua vez, saiu momentaneamente da zona de rebaixamento, agora com 12 pontos e na 15ª posição. A depender dos jogos no seguimento desta 14ª rodada, o Verdão poderá voltar para o Z4.
Próximos compromissos
O Sport volta a jogar no próximo domingo (2), na Ilha do Retiro, quando reencontrará o Ceará, adversário que o superou na final da Copa do Nordeste. O jogo acontecerá às 19h (de Brasília). A Chape, por sua vez, visitará o Tombense, na sexta-feira (30), às 21h30 (de Brasília).
Relato do jogo
A Chapecoense começou melhor o jogo. Aproveitando a mobilidade de Neto e a velocidade de Maxwell, a equipe catarinense tentou encurralar o Sport. E foi dono das ações na primeira metade da etapa inicial. Foram finalizações com Alisson Farias, Neto e Pablo, em apenas 20 minutos. O Leão, bem postado defensivamente, parecia ter tudo sob controle.
Aos 33, o Leão finalizou pela primeira vez no jogo. Após contra-ataque bem armado, com bola de pé em pé, a bola terminou com finalização de Cariús assustando João Paulo. Aos 39, a equipe pernambucana abriu o placar. Em mais uma jogada bem construída, Fábio Matheus finalizou de fora da área com potência e direção para abrir o placar.
O segundo tempo começou agitado. Logo aos 3 minutos, após escanteio, desviou a bola Sabino e acertou a trave. No contra-ataque, o árbitro marcou pênalti de Eduardo sobre Cazonatti. Porém, após revisão pelo VAR, a penalidade foi anulada. A seguir, o jogo ganhou um panorama similar ao do primeiro tempo, com a Chape com maior posse de bola, rondando a defesa rubro-negra, mas sem conseguir a penetração ou arriscando de longe, como com Maxwell, aos 23.
Aos 28 minutos, o técnico Enderson Moreira voltou a utilizar o esquema com três zagueiros ao tirar o atacante Edinho para a entrada de Alisson Cassiano. A partir daí, a Chape intensificou as bolas alçadas na área e parecia que não conseguiria furar o bloqueio rubro-negro quando, aos 44, Bruno Nazário recebeu na entrada da área e fuzilou sem chances para Renan, dando números finais à partida.
Chapecoense 1 x 1 Sport
Chapecoense
João Paulo; Felipe Albuquerque (Ribamar), Rafael Ribeiro (Bruno Leonardo), Rodrigo Freitas e Cristiano; Gustavo Cazonatti, Pablo Siles (Giovanni Pavani) e Neto (Bruno Nazário); Danrlei, Alisson Farias (Richard) e Maxwell. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Sport
Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thiery, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo, Fábio Matheus e Jorginho (Ítalo); Edinho (Alisson Cassiano), Felipinho (Fabrício Daniel) e Gabriel Santos (Kayke). Técnico: Enderson Moreira.
Gols
Bruno Nazário (44min2T), para a Chapecoense; Fábio Matheus (39min1T), para o Sport.
Cartões amarelos
Maxwell, para a Chapecoense.
Público: 5.760.
Renda:
Motivo: 14ª rodada da Série B.
Data e horário: 27 de junho de 2023 (terça-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Arena Condá, em Chapecó.
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR).
Auxiliares: Rafael Trombeta e Sidmar dos Santos Meurer (ambos do PR).
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).