Sport e Internacional chegaram a um acordo para as trocas de dois atacantes oriundos das respectivas divisões de base. João Peglow tem acerto para desembarcar no Recife nesta terça-feira (19) para realizar exames médicos e assinar um pré-contrato. Riquelmy tem também tudo acertado para ir para Porto Alegre. A negociação de ambos os lados é por empréstimo de um ano. Mas um detalhe ainda impede a concretização do negócio.
O Internacional emprestou João Peglow ao Dinipro, da Ucrânia, até o final de 2023, com opção de compra. A equipe ucraniana pode exercer esse direito até o final deste mês, apesar de o jogador já ter comunicado que não deseja seguir no clube em virtude do cenário agravado pela guerra com a Rússia no país.
De acordo com apuração da reportagem da Itatiaia, o Sport vai ceder Riquelmy por empréstimo de um ano com opção de compra por parte do Internacional ao fim do prazo. O mesmo vale pelo lado rubro-negro com João Peglow. As opções de compra, entretanto, não são de 100% - ambos os clubes irão manter um percentual dos respectivos atletas.
Oficialmente, as duas partes negam que haja um acordo sacramentado. Pelo lado do Sport, o vice-presidente de Competições, Augusto Carreras, admite uma negociação em curso, mas reforça que não há nada definido. Pelo lado Colorado, o diretor Geral das Categorias de Base, Felipe de Oliveira, afirmou que existe uma “sondagem” nesse sentido.
Um posicionamento mais claro veio, entretanto, por parte do empresário de João Peglow, Renato Figueiredo. “Está praticamente fechado”, afirmou. Sobre o Dinipro, ele destacou o retorno do atleta. “Eles queriam que ele ficasse, mas iriam mudar de cidade e a cidade que o Dinipro está indo é muito perigosa pelos conflitos da guerra e optamos por não voltar”, afirmou.
Enquanto o Dinipro tem a possibilidade de exercer a compra, João Peglow seguirá treinando no Sport. O anúncio oficial das partes, entretanto, só se dará após o dia 30. O Sport poderá inscrever o atleta como reforço para a Série B a partir do dia 3 de julho.
Quem é João Peglow
Promovido ao profissional em 2020, Peglow disputou apenas 25 partidas até a temporada 2021. Marcou dois gols e deu três assistências. No ano passado foi emprestado ao Porto B, onde disputou 32 partidas e marcou três gols com duas assistências. Ainda no ano passado reforçou o Atlético-GO, com nove jogos disputados. Este ano acabou emprestado para o Dinipro, onde realizou 15 partidas, com três gols e duas assistências.
"É um menino com grande potencial, seleção de base, campeão mundial com seleção, esteve no Porto B num processo de amadurecimento. No começo do ano já havia interesse do Sport. Ele fez a última partida no domingo retrasado, é um moleque cabeça boa, focado, superprofissional, tem tudo para ir bem aí e ajudar o Sport”, disse Renato Figueiredo.
Quem é Riquelmy
Atleta de 18 anos, Riquelmy é uma das promessas do Sport. Após se destacar nas categorias de base, o atacante esperava ganhar oportunidades no elenco principal, o que acabou não acontecendo. Neste domingo (18), o pai do atleta, identificado como Ronaldo, deu uma entrevista ao canal MontiSportShow em que criticou a direção do Sport pela pouca utilização do atleta, que esteve este ano na campanha que levou o Leão às quartas de finais da Copa São Paulo de Futebol Júnior.